5 Técnicas de SEO que você deve evitar para 2023

Diferente da maioria dos conteúdos que te ensina O QUE FAZER eu vou te mostrar O QUE NÃO FAZER para chegar no topo das pesquisas em 2023.

É de conhecimento da maioria que o mercado de SEO no Brasil é completamente amador e 99% das pessoas que falam sobre o assunto têm um conhecimento muito raso e ultrapassado. Portanto não se surpreenda com os itens da lista, muitos irão completamente contra o que é pregado.

Como nosso lema aqui é: A verdade é baseado em dados e fatos. Mostrarei dados e fatos das 5 técnicas que você deve evitar para ter resultados em 2023.

As principais técnicas que você deve evitar em 2023 são, na ordem:

Otimização de palavras-chave

Sem sombra de dúvidas merece o topo dessa lista de técnicas que você deve evitar, quem propaga esse tipo de informação parou no tempo há pelo menos uns 4 anos e olha que 4 anos é muita coisa dentro do mundo do SEO.

Como a verdade é provada com dados e fatos, vamos aos fatos.

Desde o lançamento do E-A-T o Google inseriu dentro do algoritmo um sistema que é chamado de TF*IDF, um cáulculo matemático antigo, desenvolvido na década de 50 para fazer a correlação entre palavras.

John Mueller é o Analista Senior do Google, o mais brabo de todos.

Em um hangout público ele confirmou a pergunta sobre o Google usar ou não usar o TF*IDF dentro do algoritmo.

A pergunta foi: O Google usa “TF-IDF Keywords”?

John Mueller Respondeu: TF-IDF keywords é essencialmente uma métrica usada na information retrieval. Retrieval é o nome da área que armazena dados dentro da computação. Information Retrieval é onde guarda as informações da base de dados do Google.

Essa é a parte teórica… Agora vamos para a parte prática…

Coloquei a palavra perder peso, que é de extrema concorrência. 306.000.000 resultados foram encontrados para esse termo. O primeiro colocado é o Tua Saude.

Como você pode ver a palavra PERDER PESO não é encontrada dentro da página que ocupa a primeira colocação para um termo tão disputado.

Por conta do TF*IDF outras palavras são relevantes para esse termo, eu selecionei algumas nessa introdução que ajudam na otimização dessa página e não são necessariamente a palavra específica como alguns andam falando por aí.

Forçar a palavra-chave sem fazer um estudo e selecionar as palavras que fazem sentido com o que você está querendo dizer não vai resolver o seu problema de posicionar.

Bom, nós temos o especialista do Google dizendo, temos a prova do resultado real na plataforma.

Continuar acreditando que “otimizar as palavras-chave do seu conteúdo” é o que você precisa fazer para ter melhores rankings, transcende o nível mínimo de raciocínio mental.

A técnica número 02 que você deve evitar em 2023 para chegar no topo é:

ChatGPT para gerar conteúdo

Nossa, essa é de fuder.

O que tem de vídeo de gente falando pra gerar conteúdo “otimizado” no ChatGPT não está no gibi.

Vamos aos pontos…

A A.I é com certeza um grande aliado a profissionais de SEO, diversas e diversas tarefas podem ser automatizadas com funcionalidades do ChatGPT, mas não o conteúdo.

Primeiramente o Google é declaradamente CONTRA conteúdos gerados por A.I

Aqui tem o Hangout completo quando John Mueller é perguntado sobre conteúdos gerados automaticamente.

Não estou dizendo que não se pode usar A.I, sim é possível utilizar mas não o ChatGPT.

Além do Google conseguir detectar facilmente as palavras geradas pelo ChatGPT o que facilita o trabalho do Google são os prompts que são utilizados. Eles facilmente são detectados pelo Google por utilizarem a mesma estrutura.

Por mais que você utilize ferramentas de detecção de A.I elas não são eficientes, veja esses testes com as principais ferramentas do mercado. Elas não são 100%, elas falham e o Google não.

https://www.searchenginejournal.com/chatgpt-content-detect-ai/

Enquanto o Google

Consegue detectar facilmente os textos gerados pelo ChatGPT.

Agora só ligar 1+1 e acrescentar um silogismo básico.

O Google já falou que conteúdos gerados automaticamente são classificados como baixa qualidade, os textos gerados automaticamente não reconhecidos pelo Google, logo, os textos gerados pelo ChatGPT são considerados de baixa qualidade.

Se eles são considerados de baixa qualidade, não são adequados para posicionar, e manter-se, posicionado. No Brasil as atualizações levam mais tempo para serem aplicadas, ainda assim já tive o relato de vários projetos aqui caindo. Na gringa isso já é obsoleto, não funciona mais, o Google levou menos de 3 meses pra punir os sites que geraram conteúdo pelo ChatGPT.

A próxima balela que você deve evitar caso queira ter sucesso em 2023 é:

Aumente a autoridade do domínio

Que porra de idiota isso, “autoridade do domínio” nada mais é do que UMA MÉTRICA de uma ferramenta chamada MOZ.

A minha empresa vende backlinks há 6 anos e o que mais chega são pessoas querendo backlinks para aumentar o raio da autoridade do domínio e quando eu pergunto para que você quer aumentar a sua autoridade do domínio?

A resposta é bem direta… Quero aumentar meu tráfego.

Irmão, se você quer aumentar seu tráfego a ÚLTIMA COISA que você deve se preocupar é a autoridade do domínio e como sempre EU POSSO PROVAR.

Aqui nós só trabalhamos com a verdade e a verdade é provada com dados e fatos.

Vamos sair do amadorismo e entrar no modo profissional de SEO.

A primeira coisa que precisamos entender é: que raios é essa autoridade do domínio (DA)?

Para isso a melhor maneira é irmos direto no moz.com que é o site que criou essa métrica, vamos ver o que ele diz sobre DA.

Aqui eles dizem que o DA, para começo de história, não é um fator de posicionamento no Google e não afeta as SERPs (resultados de pesquisa).

Eles explicam no site oficial que as pontuações de DA e PA foram criadas para rastrear a quantidade de backlinks que aquele site está recebendo, são bem claros quando dizem que ter altos pontos de DA não afetam o posicionamento e não é um fator de classificação utilizado pelo Google.

Vamos ver na prática… Entrei aqui na ferramenta do Moz, que dá nota aos sites.

A palavra analisada foi “carrinho de bebe” com 30k-70k pesquisas mensais segundo o Moz.

O primeiro colocado tem 14 de DA;

O segundo colocado tem 64 de DA;

O terceiro colocado tem 90 de DA;

Parece até que foi sacanagem, mas quanto maior o DA pior o ranking (nesse caso).

Ou seja, focar em aumentar a autoridade do seu domínio para melhorar seu posicionamento, pelo que você pode ver não é uma decisão muito inteligente. Por isso que eu falo que nego só fala merda.

Vamos para a número 04.

Conteúdo com 1.500 palavras e tudo verdinho no Yoast

Todas as vezes que eu acho que está uma merda, o próximo item me surpreende ainda mais.

Não, você não precisa escrever textos de 1.500 palavras e deixar “tudo verdinho” no Yoast, faz alguns anos o Google fez uma atualização que deixou de considerar a quantidade de palavras que tem a página para ser classificada no topo.

Essa atualização inclusive me gerou um case muito interessante. Eu criei um projeto em 2019, chamado lolzin.com.br era um site de League of Legends, basicamente dizia quais eram os bonecos que eram bons contra outros.

O projeto foi um sucesso, rapidamente bateu 10k visitantes e tinha tudo para continuar crescendo até que…

Veio essa atualização que mudou completamente o game… As minhas páginas eram artigos grandes explicando COMO JOGAR CONTRA DETERMINADO BONECO o problema é que depois dessa atualização o Google passou a acreditar que o meu conteúdo não resolvia mais o problema do usuário.

Veja só na prática…Vamos analisar essa keyword aqui.

e esse é meu artigo: Acessar artigo completo

Eu gastei uma puta grana na época contratando um redator especializado que entendia do game, para ser substuído por isso aqui.

Uma página basicamente sem conteúdo, mas que está entregando exatamente o que o usuário quer. Ele só quer a resposta de qual boneco é forte ou fraco contra o Draven. A resposta desse site, apesar de ter menos palavras é bem mais útil ao usuário.

Portanto, meu jovem padauan, ficar focado em artigos de X palavras não vai resolver o seu problema. O conteúdo de hoje precisa resolver o problema do usuário e pronto. Se isso levar 1.000 palavras ok, se isso levar 5.000 ok, se isso levar 300 ok.

Vamos a quinta e última técnica que você deve evitar para ter resultados em 2023.

Colocar palavra-chave principal no Título

Bom, não vou culpar os produtores de conteúdo por falarem besteira acerca desse assunto. Até porque isso é bem pouco falado, até no meio dos mais experientes.

Algum tempo atrás o Google fez uma atualização onde ficou declarado que ele tem o poder de alterar os títulos que ele achar que melhor atende às necessidades do usuário. O Título pode ser qualquer parte da página, segundo o Google.

Veja o pronunciamento oficial do Google.

Essa informação é pública, é o próprio site do Google.

Ou seja… Os títulos são alterados pelo Google o que não faz algum sentido “otimizar o título”.

Agora vamos ver na prática.

Os títulos não contém a palavra principal: Ganhar massa magra. Por conta do mesmo motivo que ele não considera as keywords dentro do texto.

Considerações finais

Deu para você perceber que se for na onda de guru da internet tu ta fudido, né? 99% do que existe no mercado de SEO brasileiro é lixo.

Se tu quiser aprender SEO de verdade, baseado em dados e fatos pega o meu treinamento gratuito que é mais útil do que 100% do conteúdo gratuito que você encontra na internet por aí.

Visto em...

Bruno Medeiros

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