No início de 2010, dois jovens empreendedores brasileiros com grandes ideias, mas com recursos limitados, se propuseram a criar uma plataforma que capacitasse outras pessoas a lançar e expandir seus negócios digitais.
Depois de fracassos e contratempos ao longo do caminho, eles criaram a Hotmart, realizando os sonhos de muitos e se tornando um exemplo de como a inovação e a perseverança podem abrir caminho para o sucesso.
Nesta postagem do blog, compartilharemos a fascinante história de como a Hotmart foi fundada por meio da resiliência e como se tornou uma empresa internacional multimilionária.
Como foi criada a Hotmart
João Pedro percebeu a falta de ferramentas no mercado para aprimorar conhecimentos e estratégias de marketing digital para games, voltadas para pessoas interessadas no assunto.
Ele se juntou com amigos para criar algo que suprisse essa necessidade e que divulgasse seu ebook. Foi assim que nasceu a Hotmart, empresa líder em produtos digitais com a missão de transformar audiência em clientes.
Oferecendo infraestrutura de armazenamento, pagamento, distribuição e gerenciamento dos produtos digitais de forma automatizada, a Hotmart cresceu rapidamente.
O pequeno escritório em Belo Horizonte onde tudo começou, ocupava apenas 22 metros quadrados e era compartilhado com outra empresa. Logo depois, surgiu o famoso polo de tecnologia São Pedro Valley, que hoje reúne centenas de startups da região.
A empresa revolucionou a forma como o mercado consumia conteúdo digital e se tornou indispensável para aqueles que desejam alcançar uma audiência global. A Hotmart é a prova de que uma boa ideia, aliada à persistência, pode se transformar em sucesso.
Cursos da Hotmart:
- Hotmart Academy: oferece aulas em vídeo e materiais complementares gratuitamente, sendo uma fonte de conhecimento para aqueles que desejam se tornar especialistas em negócios online. Com uma abordagem clara e direta, ajudando a entender as nuances da criação de infoprodutos e o que pode ser feito para promovê-los.
- Desafio Primeira Venda: instrui como alcançar as primeiras vendas. Com quatro aulas práticas ministradas por especialistas e tutoriais descomplicados.
- Mini Curso Professor Online: ensina todas as etapas para planejar o conteúdo do seu curso, criar roteiros cativantes, escolher nomes, identidades visuais e os equipamentos necessários para gravar suas videoaulas.
Eventos da Hotmart:
- Hot N’ Code Conference: é o maior evento tech que reúne analistas de dados, desenvolvedores, TI, designers e outros profissionais da área para discutir sobre as novidades do mercado.
- Hotmart Masters: é um evento online que oferece atualização sobre os principais temas do negócio digital.
- Fire Festival: tem a duração de três dias e oferece uma oportunidade única de adquirir conhecimento sobre as estratégias que estão revolucionando o mercado online.
Como a Hotmart ganha dinheiro?
A Hotmart oferece uma ampla variedade de ferramentas para aqueles que desejam empreender no mundo digital. Seus usuários são classificados em três grupos:
- Produtores: são responsáveis por criar e cadastrar infoprodutos na plataforma, impulsionando a oferta para o público. Seu papel é fundamental para o crescimento da Hotmart, pois, com sua experiência e expertise, eles oferecem aos clientes uma ampla variedade de produtos e serviços de qualidade.
- Afiliados: são pessoas que divulgam produtos de terceiros e, em troca, ganham comissão pelas vendas realizadas através do seu link de divulgação. Seja por meio de um blog, canal do YouTube ou redes sociais, eles encontraram uma maneira de monetizar o conteúdo do produtor, compartilhando o que acreditam ser úteis ou interessantes para sua audiência.
- Compradores: são as pessoas que adquirem os infoprodutos, seja através da divulgação feita pelo produtor ou pelo afiliado.
Produtos digitais, também conhecido como infoprodutos, são conteúdos comercializados e acessados de forma totalmente online, como aplicativos, e-books, videoaulas, podcasts e tutoriais.
Imagine que você produziu um e-book sobre finanças pessoais e quer divulgá-lo. A Hotmart consegue juntar os produtores com os afiliados, que podem ser blogueiros, YouTubers e influencers do mundo financeiro que buscam gerar conteúdo para seus seguidores.
Tornando uma oportunidade perfeita para você divulgar seu produto para uma audiência que já está interessada no tema. E o melhor de tudo é que a Hotmart consegue rastrear se a venda foi realmente resultado da divulgação feita pelo afiliado. A plataforma também avalia o potencial de venda dos inforprodutos e orienta o usuário quando está faltando informação, tudo isso sem custo algum para produtores ou afiliados. Seu modelo de negócio consiste em cobrar uma tarifa padrão, de 9,9% mais 1 real, por transação realizada.
A comissão de afiliação é definida pelo produtor, que tem o poder de aprovar ou não os perfis dos afiliados na plataforma. Oferece todas as informações necessárias para garantir o êxito das vendas, incentivando o crescimento dos negócios digitais de forma simples, direta e eficiente.
A Hotmart atende uma variedade de clientes bem sucedidos. Dentre eles, Peter Jordan, youtuber e empresário do Nerds de Negócios, promove suas palestras e aulas por meio da plataforma. Empreendedores digitais como Leandro Ladeira, especialista em vendas com o método “Venda todo Santo Dia”; Priscila Zillo, lançadora e estrategista digital; e Geronimo Theml, coach especialista em produtividade, também encontraram na plantaforma uma maneira de divulgar e vender seus conhecimentos pela internet.
A Hotmart, além da plataforma que é o que gera receita, também oferece outros produtos gratuitos que cumprem um papel estratégico de orientar usuários, criar comunidades e oferecer facilidades que acabam retroalimentando a plataforma em si.
A Hotmart Academy, o Hotpay e o Hotmart Club são exemplos desse serviço. Eles têm um objetivo claro que é ajudar a maximizar o potencial dos usuários, e oferecer uma experiência ainda mais completa para aqueles que utilizam a plataforma.
Quem é o dono da Hotmart ?
João Pedro Resende, mais conhecido como JP Resende, é apaixonado pelos games. Esse fascínio o levou a estudar Ciências da Computação na PUC-MG, onde conheceu seu sócio, Mateus Bicalho, também mineiro.
Juntos, eles fundaram a MobWorks em 2004, com o objetivo de oferecer soluções mobile a partir da geolocalização, do uso de câmera e da conectividade. A empresa enfrentou dificuldades devido à infraestrutura da época, que ainda estava em estágios iniciais de desenvolvimento.
Embora o negócio não tenha alcançado o sucesso esperado, a paixão e o empreendedorismo de João Pedro e Mateus sempre foram suas maiores motivações.
Eles se dedicaram incansavelmente para transformar sua visão em realidade, enfrentando desafios e obstáculos ao longo do caminho.
Nova rota e muitos aprendizados (primeira empresa fechou as portas. Bateu uma insegurança na hora de fundar a Hotmart, em 2010?)
Desenvolver aplicativos web para grandes empresas foi o caminho encontrado por JP Resende e Bicalho para adequar seu serviço às condições de mercado. Novos desafios surgiram para os sócios que, apesar da formação técnica em tecnologia, não possuíam habilidades específicas em marketing e vendas.
Embora tenham persistido, a empresa acabou encerrando suas atividades anos após ter estabelecido uma parceria com outros empreendedores da área publicitária.
Infelizmente, os negócios não prosperaram e a MobWorks foi finalizada. Mas, essa experiência deixou diversos aprendizados para os sócios, os quais puderam utilizar em futuros projetos.
De volta ao mundo corporativo e dos games
Apesar de ter voltado ao mundo corporativo, JP Resende continuou tocando uma comunidade de gamers online ao lado de três amigos. O negócio cresceu a ponto de necessitar de investimentos maiores, inclusive na área de Marketing e Vendas.
Como não dominava o assunto, Resende decidiu estudar marketing digital, incluindo ferramentas de SEO e tráfego online, e compartilhar seus aprendizados com comunidades na internet.
O resultado foi tão positivo que ele criou um ebook com estratégias de marketing digital para gamers. O desafio era buscar ferramentas que permitiam expandir esse conhecimento para mais pessoas interessadas.
Foi então que ele se juntou com seus amigos e criou a Hotmart, uma plataforma para alcançar possíveis compradores do seu ebook e ajudar outros empreendedores a expandir seus negócios online.
Hotmart – Expansão Internacional
A Hotmart se tornou a maior do país e da América Latina em seu segmento, atingiu quase 100% dos municípios brasileiros. Após anos de crescimento no Brasil, a empresa decidiu expandir internacionalmente. Atualmente, está presente em mais de 188 países e conta com um time global de mais de 1500 colaboradores.
Com uma equipe diversa e multicultural, ela possui sede em diversos países como Amsterdã, Holanda, e escritórios em países como Brasil, México, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido, ela oferece soluções para criadores de conteúdo digitais de várias áreas, como cursos online, ebooks, podcasts e outros.
Para o futuro, a Hotmart pretende manter o crescimento acelerado e tornar a plataforma cada vez mais funcional, estando presente em todas as soluções necessárias para um negócio digital. Aprimorando suas ferramentas e serviços para oferecer soluções completas e eficientes para seus clientes, incentivando o crescimento dos negócios.
Com a expansão para novos mercados de forma orgânica ou por meio de aquisições, a empresa pode garantir sua posição de destaque global no mercado.
Conclusão
É inspirador ver como a jornada da Hotmart se desenvolveu ao longo dos anos, demonstrando a paixão pela inovação e o compromisso de criar produtos que facilitem a vida das pessoas.
Desde sua criação, a empresa tem como objetivo ajudar empreendedores digitais a terem sucesso em seus negócios, oferecendo uma plataforma completa e serviços estratégicos para garantir o crescimento e prosperidade dos mesmos.
Com uma equipe dedicada e um olhar sempre voltado para o futuro, ela continuará se destacando e transformando o mercado digital, permitindo o crescimento de negócios ao redor do mundo.