Como começar no Marketing de Afiliados? Veja agora!

O marketing de afiliados se tornou um segmento gigantesco na internet e extremamente lucrativo. Cada vez mais as empresas implementam o modelo em suas operações, trazendo crescimento expressivo em suas vendas e proporcionando oportunidades para pessoas que buscam formas de ganhar dinheiro online.

Mesmo que você seja um completo iniciante, é possível entrar nesse mercado sem precisar investir muito dinheiro e ainda conciliar com seu emprego atual. Vários são os benefícios e as oportunidades que esse empreendimento pode oferecer e, neste artigo, iremos mostrar dicas e passo-a-passo para você iniciar nessa jornada.

O que é e como surgiu Marketing Digital de afiliados

O Marketing Digital de afiliados surgiu nos anos 90 por meio da Amazon. A ideia consiste em um modelo de negócios que funciona até hoje, em que pessoas se cadastram para divulgar produtos em suas próprias redes digitais e, em troca, ganham comissões pelas vendas realizadas.

Isso possibilitou à empresa ampliar e consolidar sua presença online com baixo investimento, pois a remuneração só ocorria com a concretização de vendas. O modelo de afiliados se tornou uma prática comum no mundo dos negócios e possibilitou a expansão de muitas empresas no mundo digital.

Com o tempo, diferentes empresas e plataformas adotaram o sistema de afiliação em suas estratégias de venda. A forma de remuneração também foi modificada e hoje é possível receber por outros critérios, além da comissão por vendas.

O avanço das mídias sociais e outras formas de divulgação foram surgindo, como o TikTok e Podcasts. Essas mudanças, no entanto, não mudaram a essência do Marketing de Afiliados, pelo contrário, ainda é uma excelente opção para que busca novas formas de ganhar dinheiro na internet.

Como ser recompensado no Marketing Digital de afiliados

Existem diversas formas de ser remunerado nesse mercado. Independente se você for produtor ou afiliado, em ambos os casos, isso vai depender do objetivo que se busca alcançar nos resultados.

Algumas empresas priorizam a conversão em vendas, enquanto outras estão mais preocupadas em gerar leads. Independentemente da meta, é possível ser recompensado por cada ação efetuada, como cliques em links de afiliados, preenchimentos de formulários ou até mesmo pelas vendas concretizadas.

Veja abaixo alguns dos critérios mais utilizados:

1 – Custo por venda – É um dos modelos mais comuns, em que o afiliado é remunerado a partir das vendas concretizadas através do seu link exclusivo. Cada empresa define previamente a porcentagem da comissão de venda.

2 – Custo por ação – O custo por ação ocorre quando o usuário acessa o site da empresa por meio do link de afiliado e lá executa uma ação específica.

3 – Custo por clique – É uma forma de remuneração fixa para cada clique efetuada no link de afiliado, podendo ocorrer em qualquer canal de divulgação, como rede social, e-mail, blog e site. Nesse caso, a empresa define critérios próprios mais específicos.

4 – Custo por mil impressões – O afiliado ganha sua comissão quando o banner da empresa atingir mil visualizações, por exemplo. A remuneração costuma ser fixa nesses casos.

5 – Custo por Lead – A comissão só é gerada quando o Lead gerado é validado pela empresa, isto é, se estiver de acordo com os seus critérios de qualidade. É similar ao modelo de Custo por ação.

6 – Custo por formulário – O afiliado é remunerado de acordo com a quantidade de formulários preenchidos, a qual ele conseguir realizar por meio dos seus canais digitais.

Como o Marketing de Afiliados Funciona?

Mais do que apenas uma fonte de renda, o marketing de afiliados é um empreendimento atrativo por ser escalável e flexível, capaz de ser exercido em qualquer lugar do mundo. E o seu modo de operar é fácil de ser entendido.

Nesse modelo de negócio, os afiliados digitais se tornam, em essência, representantes comerciais dos produtos digitais disponibilizados pelas empresas ou produtores.

A lógica é simples: ao cadastrarem-se na plataforma desejada, os afiliados recebem um link exclusivo e passam a promover o produto em suas redes sociais, sites ou blogs. A cada venda realizada por meio de sua URL, ele recebe uma comissão.

Os benefícios são recíprocos: as empresas aumentam seu faturamento e a visibilidade da sua marca, enquanto os afiliados conseguem uma maneira eficiente de ganhar dinheiro sem precisar investir muito. É um jogo em que todos saem ganhando.

Tipos de Marketing de Afiliados

Após compreender a ideia geral do negócio, descubra quais são os três principais modelos de se fazer divulgação de produto.

Marketing de Afiliados Unattached – O afiliado é remunerado somente por exibir os anúncios da empresa, independentemente do tipo de nicho que sejam. Não há necessidade de vinculação entre o produto e o afiliado. Exemplo: site de pet exibe anúncios de maternidade.

Marketing de Afiliados Involved – É preciso haver correlação entre o afiliado e o produto promovido. Nesse caso, normalmente ele é o especialista do nicho e orienta a sua audiência quanto ao uso do produto, por meio da sua expertise.

Marketing de Afiliados Related – Não é necessário existir vinculação entre o produto divulgado e o afiliado, bastando que este tenha algum nível autoridade e sua palavra reflita confiança no seu público. Exemplo: uma Influencer referência no mundo fitness, que divulga pílulas emagrecedoras, embora ela não seja profissional da saúde.

Tipos de Pagamento no Marketing de Afiliados

Conheça os métodos de pagamentos mais utilizados pelos programas:

  • Pay-per-sale: É o modelo mais utilizado, em que o afiliado é remunerado com uma porcentagem do preço do produto, a partir das vendas geradas por meio do seu link personalizado. Conhecido também como pague-por-venda.
  • Pay-per-lead: O afiliado é pago com base na conversão de Leads que ele conseguiu realizar. Ou seja, recebe cada vez que um usuário deixar suas informações em um formulário promovido pelo afiliado.
  • Pay-per-click: Remunera o afiliado a cada clique em um link que remente o usuário ao site da empresa. Com esse método, ter um tráfego maior representa maiores ganhos, já que a cada acesso via link do afiliado, há possibilidade de conversão em vendas.

O Comerciante

Pode de ser denominado como uma empresa, uma marca, o criador do produto, o infoprodutor, além de revendedor ou vendedor.

Capaz de ser qualquer pessoa, desde até o pequeno empresário individual até startups de empresas gigantescas. O único requisito necessário é que eles tenham um produto próprio para vender ou disponibilizar para terceiros a vender, podendo, neste último caso, não estar envolvido ativamente no processo de vendas.

O consumidor

É quem compra o produto, ou seja, o consumidor final. É a peça chave para manter o sistema de afiliados em funcionamento. É através das suas compras que os afiliados recebem suas comissões.

Para alcançar o consumidor, o afiliado utilizará diferentes meios de divulgação, como redes sociais, anúncios digitais ou marketing de conteúdo em blogs. Ele pode optar por ser transparente sobre seu envolvimento no sistema ou não.

Alguns irão informar ao consumidor que estão recebendo incentivos financeiros, enquanto outros preferem manter essa informação em sigilo. De qualquer forma, o sistema de rastreamento garante que o consumidor possa acompanhar o processo de compra, enquanto o afiliado recebe sua comissão.

A Rede

São plataformas e programas que servem de ponte entre o afiliado e o comerciante, como exemplo, a Amazon. Nela encontra-se uma grande variedade e quantidade de produtos para que o afiliado possa escolher para divulgar.

Existem inúmeros produtos, como livros, itens domésticos, ferramentas, artigos esportivos. Além disso, a rede cuida dos pagamentos e da entrega do produto, permitindo que você foque exclusivamente seu tempo e energia nas estratégias de promoção para impulsar suas vendas.

Qualquer pessoa pode se cadastrar na programa e obter seus links próprios de afiliado.

Como funciona o marketing de afiliados?

Conforme já visto anteriormente, o funcionamento é bem simples. Em resumo, é uma parceria entre a empresa ou infoprodutor e um afiliado, que divulga o produto em troca de comissões sobre as vendas realizadas através de um link personalizado e rastreável.

Os afiliados cadastram na plataforma e escolhem o produto que deseja trabalhar. Eles criam conteúdo e divulgam em suas redes sociais, blogs, na expectativa de os usuários se interessarem e comprarem a partir do seu link.

Apesar de o modelo ser simples, exige bastante dedicação e conhecimento para conseguir realizar as vendas. Mas, uma vez que os processes estejam bem definidos, torna-se uma excelente forma de gerar renda extra.

Dicas de como começar no Marketing de Afiliados

Para conseguir obter sucesso nas vendas, primeiro é preciso saber por onde começar. Uma dica valiosa para quem está iniciando é escolher um produto que você tenha afinidade ou relação com o conteúdo que você produz.

Isso significa que é importante trabalhar com nichos que sejam compatíveis ao mercado em que atua ou deseja atuar, ao público com o qual se relaciona e ao tipo de conteúdo que tenha facilidade de produzir.

Quando você escolhe um programa de afiliados alinhado de acordo com seus interesses e especialidades, as chances de conversão aumentam bastante, tornando a estratégia mais efetiva. Então, se você está começando, faça uma pesquisa detalhada e invista em programas que tenham a ver com o seu nicho escolhido.

De olho no Programa de Afiliados

Procure estar ciente de todos os programas possíveis oferecidos pelas empresas. Você precisa analisar cuidadosamente cada opção disponível e verificar se é rentável e atenda aos objetivos do seu planejamento.

O mais importante de tudo é avaliar o seu negócio primeiro, para depois identificar qual programa oferece os recursos necessários para poder aplicar suas estratégias.

Analise as peculiaridades do seu nicho, a capacidade de monetização do seu público e garantir que entregará o produto que resolve suas dores em comum. Além disso, também analisar o engajamento, como exemplo, as respostas obtidas pela audiência a partir de uma ação de marketing realizada.

Por fim, é preciso verificar qual suporte é oferecido pelo programa de afiliados, se realmente existe o contato e apoio aos consumidores. Isso serve para otimizar a divulgação dos seus produtos sem você se preocupar com outros aspectos do processo de vendas.

Benefícios do Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma forma de negócio que oferece uma série de benefícios, tanto para quem disponibiliza os produtos como para quem vende.

Isso ocorre porque os produtores conseguem ampliar sua capacidade de divulgação de forma significativa, alcançando novos públicos e aumentando suas vendas, enquanto os afiliados têm a oportunidade de ganhar comissões pelos produtos que vendem.

Trata-se de um sistema justo e inteligente, que aproveita o melhor das habilidades dos envolvidos para gerar resultados positivos para todos. Por isso, o modelo tem se mostrado uma excelente opção. Destacamos as principais vantagens a seguir.

Baixo investimento

Uma vantagem fascinante é que praticamente qualquer pessoa pode começar a trabalhar como afiliado. Não há necessidade de desembolsar grandes quantidades de dinheiro, os gastos iniciais normalmente são apenas destinados à divulgação do produto – e ainda assim, há formas de promover sem gastar nada.

Basta disposição, tempo para aprender e fazer todo processo corretamente. Com um celular ou notebook, é possível começar imediatamente e ter a chance de logo ver seu investimento recuperado.

Além disso, as exigências das empresas ou plataformas são mínimas. É um mercado bastante democrático, não há barreiras de entrada. Você pode iniciar ainda hoje.

Liberdade de escolha do nicho de trabalho

Ter a liberdade de escolher em qual nicho trabalhar, que se encaixa com seus interesses, com certeza é o sonho de muita gente. Porém, com tantas possibilidades no mercado, seria um desperdício se restringir a apenas uma área.

Você pode optar por vender produtos educativos, cosméticos ou eletrônicos, ou seja, explorar diversas opções de negócios. A verdade é que, independente da sua escolha, se você tem expertise em mais de uma área, não há nada que impeça de você trabalhar com vários nichos ao mesmo tempo e consiga lucrar mais.

Por outro lado, quanto mais segmentado, mais você conhecerá o seu público e aperfeiçoará suas táticas de vendas. Enfim, o importante é explorar as opções e escolher o que mais se encaixa com o seus interesses e capacidade.

Pode ser exercido remotamente

Trabalhar em casa de forma remota é uma realidade cada vez mais comum, principalmente após o desenrolar dos acontecimentos da pandemia.

Segundo dados do IPEA, em novembro de 2021, quase um em cada dez trabalhadores brasileiros estavam trabalhando por meio de home office. E a afiliação digital pode te garantir essa possibilidade.

Aliás, não somente em casa, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo, só precisa ter acesso à internet. Sem dúvidas, isso é uma vantagem incrível.

Espaço para outras atividades

Muitos de nós já pensamos em formas de aumentar nossa renda sem precisar abandonar o emprego atual.

Como afiliado, é possível trabalhar nos momentos disponíveis do seu dia, sem precisar se dedicar exclusivamente a isso. E caso consiga obter sucesso no empreendimento, você terá o luxo de poder viver exclusivamente disso e definir seus próprios horários, podendo até ir à academia nos horários mais vazios e praticar seus hobbys preferidos.

Por outro lado, mesmo que as vendas online não sejam tão expressivas, ao menos você terá um dinheiro pingando na sua conta todo mês. Afinal, nunca é demais ter uma fonte de renda alternativa. Por isso, aproveite esse mundo de novos caminhos e possibilidades.

É uma porta de entrada para empreender

O marketing de afiliados é uma excelente forma de iniciar no empreendedorismo. Se você tem interesse em se aventurar nesse mercado, significa que já possui uma mente de empresário.

Além disso, essa atividade permite que você aprenda a identificar oportunidades de negócio, o que é fundamental para começar a desenvolver habilidades de gestão, relacionamento, administração, enfim, uma série de conhecimentos úteis necessárias para conduzir um negócio próprio.

Com dedicação e trabalho duro, você pode transformar o negócio de afiliado em uma fonte lucrativa de renda e, quem sabe, abrir caminho para outros empreendimentos no futuro.

Como funcionam as plataformas de afiliados

As plataformas online oferecem diversos recursos para aqueles que desejam promover produtos de terceiros e ganhar uma comissão com as vendas realizadas.

Para isso, é necessário se cadastrar em programa que conecta afiliados e produtores. Depois de submeter seu site à aprovação, que é rápido sem burocracia, você pode começar a vender online.

O melhor de tudo é que toda a operação pode ser gerenciada por painéis de controle específicos, onde é possível controlar as vendas e os pagamentos das comissões. Essa é uma ótima maneira começar sem sacrificar tempo e esforços para criar um software ou sistema próprio.

Quais são as melhores plataformas de afiliados?

Separamos as plataformas mais conhecidas e utilizadas no mercado. Saiba o que cada uma delas oferece abaixo.

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma especializada em infoprodutos, onde os produtores podem hospedar e vender seus cursos online. Com uma diversidade de nichos, há grandes chances de encontrar algo que se relacione com o seu público.

Uma das maiores vantagens é que alguns produtos chegam a ter comissões de até 80%. Isso significa que é possível ganhar uma boa quantia com as vendas realizadas através da plataforma.

Como se não bastasse, as campanhas podem ser realizadas em qualquer país, ampliando as possibilidades de alcance e aumentando as chances de venda. Se você procura uma plataforma para comercializar seus infoprodutos, a Hotmart pode ser uma ótima opção a ser considerada.

Monetizze

Desde o seu lançamento em 2015, a Monetizze tem sido uma opção para quem procura comprar e vender produtos físicos e digitais. O cadastro é simples e após escolher os produtos que serão promovidos, basta divulgar o link de associado.

Uma das principais vantagens da plataforma é poder escolher diferentes tipos de comissão, que se adequam às necessidades de cada usuário, além de pagamentos recorrentes, remunerações progressivas e venda única.

Com tantas opções disponíveis, a Monetizze pode ser aquela que melhor se encaixa no seu perfil de negócio.

Eduzz

Se você está buscando uma plataforma para divulgar produtos, a Eduzz tem uma série de recursos interessantes.

Além de reunir diversos produtos, a empresa também oferece opções vantajosas para afiliados. Um dos principais benefícios é a possibilidade de receber os valores referentes às compras realizadas por outros usuários logo após dois dias da venda.

Com isso, você pode receber o dinheiro mais rápido e continuar reinvestindo no negócio. Vale a pena conhecer mais sobre a Eduzz e suas soluções.

Lomadee

Para quem procura plataforma confiável, a Lomadee é uma excelente opção.

Com parceiros renomados como Amazon, Lojas Americanas e Centauro, você pode contar com um amplo leque de produtos e serviços para promover. Além disso, as opções de canais para divulgação são variadas, incluindo redes sociais, sites de cupons, e-mail marketing, comparadores de preço e blogs.

Com a Lomadee, você tem muitas possibilidades para aumentar sua rede de afiliação e diversificar suas estratégias.

Como começar do zero no marketing de afiliados?

Se você está procurando por dicas sobre como começar no segmento de afiliados, esteja ciente antes de tudo que não se trata de um caminho fácil e rápido.

É preciso dedicar tempo, esforço e, muitas vezes, dinheiro para conseguir obter um retorno consistente. Para começar nessa jornada de afiliação digital, é preciso seguir algumas etapas fundamentais, como definir o seu nicho de mercado, criar conteúdos de qualidade e construir uma audiência, entre outras estratégias.

Por isso, preparamos um guia definitivo para você seguir os passos iniciais e alcançar os primeiros resultados, confira.

1. Escolha um programa para afiliados

Escolher o programa ideal pode ser um pouco difícil no começo, mas vale a pena investir tempo nessa decisão. Afinal, é escolhendo bem que você irá garantir um comissionamento justo e desenvolverá seu trabalho de forma eficiente.

O mercado atual oferece diversas opções, com modelos de parceria e remunerações diferentes e políticas próprias. Portanto, fique atento às possibilidades e busque um programa que esteja de acordo com seus objetivos de venda.

Confira a galeria de infoprodutos da plataforma para encontrar aqueles que se encaixam melhor em seu nicho e audiência. Se você vacilar nessa parte, fatalmente seu projeto estará comprometido e sofrerá perda de tempo e dinheiro.

2. Defina um Nicho

Definir uma área de mercado é fundamental e fará toda a diferença nos próximos planejamentos. Um nicho, conceitualmente falando, consiste em um pequeno segmento específico de mercado, no qual os consumidores possuem interesses e/ou necessidades em comum.

Focar em um segmento menor permite uma conexão mais direta com um público específico, resultando em maior fidelidade e confiança dos clientes, além de ser uma estratégia para estabelecer uma marca forte, construir autoridade e aumentar as vendas.

É imprescindível também que você analise seus concorrentes e examine o nível de dificuldade para entrar neste mercado. Se for altamente competitivo, é preciso encontrar um ponto de venda único para se destacar.

Por fim, avalie a demanda do mercado para saber se o nicho é lucrativo e sustentável. Para isso, existem ferramentas que auxiliam investigar a quantidade de buscas por determinadas palavras-chave, tal como Google Trends e Ubersuggest. Escolher um nicho que tenha uma demanda constante durante o ano lhe garante sucesso a longo prazo.

3. Selecione uma Plataforma

Já vimos anteriormente as principais plataformas online intermediadoras de negócios para afiliados. Agora, vamos analisar as plataformas de divulgação para saber tirar o melhor proveito no início dessa jornada.

As duas principais opções para quem está começando são as redes sociais e os blogs. As redes sociais são uma opção interessante porque oferecem a chance de engajar com uma rede de conhecidos já existente e assim construir sua autoridade. E claro, o melhor de tudo é que elas são gratuitas.

Antes de escolher a plataforma, porém, é importante considerar as informações demográficas do seu público-alvo e determinar onde seu nicho é mais visível. Cada uma tem sua própria dinâmica e perfil de audiência diferente. Por exemplo, se o seu nicho é moda para adolescentes, então a melhor plataforma para promover seus produtos será o TikTok.

Quanto aos sites e blogs são interessantes caso deseje demonstrar mais seriedade e profissionalismo ao público. Além disso, os usuários que utilizam essas plataformas estão mais próximos de comprar, ao contrário das redes sociais que são usadas mais como entretenimento, ou seja, não necessariamente elas estão ali querendo comprar.

Independente da escolha, o importante é ter em mente que a consistência e a qualidade do conteúdo são a chave para obter melhores resultados. Lembre-se, cada plataforma tem suas próprias especificidades, portanto, escolha de acordo com sua estratégia.

Dica do Especialista

Com a vasta quantidade de plataformas de divulgação disponíveis, é tentador querer criar várias contas para atingir o máximo de pessoas possível. Porém, é importante lembrar que cada uma delas requer uma estratégia específica para obter resultados efetivos.

Portanto, se você é novo no mundo do marketing de afiliados, é melhor começar por uma plataforma que você já conheça e tenha o domínio. Além disso, invista na otimização de seus conteúdos nessa rede social.

Ao se concentrar em uma única plataforma inicialmente, você poderá aproveitar ao máximo seus recursos e, assim, aumentar as chances de solidificar uma audiência.

4. Selecione bem os produtos que irá se afiliar

Um erro bastante comum dos iniciantes é escolher promover um produto apenas por causa da comissão oferecida à ele, geralmente alta. Isso é perigoso, pois ele pode ser ruim ou enganoso. Nesse caso, a reputação do seu negócio sairá prejudicada.

A construção de um sistema sólido de vendas depende da confiança dos seus seguidores. Por isso, é importante escolher produtos de qualidade que estejam alinhados com o interesse do seu nicho, isto é, são desejados pelo seu público-alvo ou resolvem alguma dor em comum.

Analise criteriosamente para garantir que estará divulgando um produto de valor e que cumpra o que promete. Invista em produtos que tenham relevância e que agreguem valor para o seu público-alvo.

5. Crie um Site

Nos dias de hoje, ter um site é uma necessidade para qualquer negócio que tenha uma marca representativa. Por isso, muitos afiliados utilizam esse meio para divulgar seus produtos.

Com um site, você pode centralizar todo o seu conteúdo em um só lugar, o que significa mais praticidade para destacar seus materiais e manter os usuários interessados. Além disso, permite que você apresente informações mais detalhadas sobre seus produtos, adicionando recursos como gráficos e tabelas.

Se você decidiu ter um site, saiba que será preciso colocar no ar, isto é, o serviço que permitirá que isso aconteça é a hospedagem web. É onde seus arquivos serão armazenados e disponibilizados na internet. Para quem está começando, as redes compartilhadas são recomendáveis, já que possuem custos mais acessíveis e são fáceis de gerenciar.

Além do mais, outro fator importante é adquirir um domínio próprio, para que os usuários possam acessar seu site. Escolha um nome que seja simples, fácil de memorizar e reflita a identidade da sua marca. Utilize nomes curtos e evite caracteres especiais, assim as pessoas não terão dificuldade de encontrar.

Por fim, escolha uma plataforma para construir o seu site. Para sua sorte, existem meios modernos para se fazer isso e não é necessário conhecimento avançados em programação. Como exemplo, o WordPress, uma das ferramentas nesse quesito mais conhecidas e fácil de usar, permite que você crie o site apenas arrastando e soltando os elementos.

6. Crie um blog

Agora que você aprendeu como criar um site, saiba que você pode transformá-lo em um blog. Cerca de 65% dos afiliados utilizam o blog para divulgarem seus links, ou seja, não é atoa que é uma excelente forma monetização.

Com um blog, você tem a oportunidade de criar conteúdo relevante e de qualidade, além de oferecer aos seus leitores a possibilidade de conhecer mais sobre seus produtos. E o melhor é que, ao incluir anúncios relacionados ao seu nicho, você pode conseguir faturar ainda mais.

Portanto, se você deseja ampliar suas vendas como afiliado, comece a pensar em como um blog pode te ajudar nisso.

7. Tenha uma estratégia de conteúdo

Para garantir uma presença online sólida e um fluxo constante de receitas, é crucial ter uma estratégia de conteúdo bem definida.

Os empreendedores digitais precisam entender que, embora os anúncios possam gerar retornos imediatos, é através do conteúdo que eles têm potencial de construir um relacionamento duradouro com seus clientes e, consequentemente, aumentar suas receitas ao longo prazo, sem precisar de ficar investindo de forma recorrente.

Além disso, o conteúdo é uma ferramenta valiosa para impulsionar o tráfego orgânico do seu site, uma vez que as publicações em blogs são permanentes e podem continuar gerando resultados por um período ilimitado de tempo.

8. Defina um público

Toda estratégia de marketing que seja efetiva é necessário conhecer bem seu público-alvo, e isso também se aplica ao marketing de afiliados. É fundamental entender quem são as pessoas que se interessam por esses produtos e como alcançá-las.

A boa notícia é que em geral, nesse modelo de negócio, já conta com um público potencial estabelecido. O próximo passo é identificar onde esse público está e aprender a falar com ele de forma atrativa, ao ponto de gerar conexão e credibilidade.

Ao compreender quem é seu público e como se comunicar com ele, você poderá se destacar e garantir ótimos resultados em suas campanhas de marketing.

9. Ferramenta de Pesquisa de Domínio

Antes de escolher o nome da sua marca, é importante verificar se já existem outros players usando o mesmo. Por isso, é recomendável que você opte por um nome diferente porque depois você vai precisar ter um domínio exclusivo e que identifique sua marca.

A ferramenta de pesquisa de domínio pode ajudá-lo a descobrir isso rapidamente. Basta inserir o nome que você está considerando e receberá uma resposta imediata indicando se o domínio está ou não disponível.

Com isso, você pode economizar tempo e evitar a frustração de escolher um nome que já foi tomado. Existem várias ferramentas gratuitas que fazem essa checagem de domínio, então aproveite.

10. Escreva Conteúdos de Alta Qualidade

Se você deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial que seus conteúdos sejam de alta qualidade. Afinal, os seus potenciais clientes buscam informações valiosas, que os conduzam a adquirir os produtos de interesse.

Por isso, não basta apenas produzir conteúdo, é preciso entender as necessidades de sua audiência e cativá-la por meio de informações relevantes. Isso traz confiança e fidelidade do público, e é um passo importante para o crescimento do seu negócio.

Além disso, a criação de conteúdo de qualidade é uma estratégia eficaz para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados dos mecanismos de busca, atraindo ainda mais visibilidade e tráfego orgânico para sua página.

Uma forma de produzir conteúdos realmente bons e úteis é identificando e respondendo as principais dúvidas da sua audiência. Para isso, existem ferramentas de busca de palavras-chave que fornecem esses dados, como o Google Keyword Planner e Semrush.

Após ter em conta tudo isso, é importante também considerar os tipos de conteúdos mais comuns para publicar em seu blog.

Uma das opções são as avaliações de produtos, onde você pode apresentar detalhadamente um produto e sua experiência com ele. Além disso, é interessante comparar dois produtos semelhantes, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um.

Outra ideia é criar rodadas de produtos, avaliando diversos itens dentro da mesma categoria. Tutoriais também são uma boa opção, já que explicam o passo-a-passo de como um produto funciona.

Por fim, não deixe de incluir páginas de recursos, que auxiliam na solução dos problemas do seu público. Com essas opções em mente, é possível criar um site de alto nível e atrair cada vez mais seu público-alvo.

11. Construa uma audiência qualificada

Sabendo como produzir conteúdos de valor, o próximo passo será construir um público qualificado. Afinal, sem pessoas interessadas nos produtos que você está promovendo, não há venda.

Por isso, ao escolher um nicho, dedique tempo para entender tudo sobre a sua persona – como ela se comunica, quais canais ela usa, seus desejos e receios. Em seguida, é hora de começar a construir uma relação com a audiência, oferecendo conteúdo de qualidade e relevante para prepará-los para a compra.

À medida que essa relação se fortalece, fica mais fácil vender os produtos que você está divulgando. Por isso é fundamental entender a jornada de compra do seu cliente para saber conduzi-lo de forma eficiente nesse processo.

Então, se você quer construir um modelo poderoso de vendas, comece a trabalhar de forma inteligente a sua audiência hoje mesmo.

12. Participe de um Programa de Marketing de Afiliados

Existem muitas plataformas no mercado que oferecem programas de afiliados em diferentes setores, basta pesquisar para encontrar aquelas que se encaixem na sua área de atuação. Além do mais, participar de uma rede de afiliados é uma boa alternativa, pois oferecem uma variedade de programas em um só lugar.

Para você que está começando e precisa escolher o melhor programa, tome conhecimento sobre os recursos necessários que elas oferecem. Veja a seguir.

  • Cookies:

Os cookies de rastreamento anexados aos links de afiliados garantem que as vendas sejam atribuídas a você. O período de duração pode variar de um a 30 dias. Programas que contam com cookies de maior duração tendem a ser mais vantajosos, pois proporcionam mais tempo para convencer a audiência a comprar de você.

  • Formas de Comissão:

A forma de comissão em programas de afiliados pode variar significativamente. Alguns programas oferecem comissões recorrentes, o que significa que você pode receber dinheiro ao longo do tempo enquanto o cliente pagar pelo serviço contratado. Porém, outros programas exigem que você alcance uma certa quantidade de vendas para receber seu pagamento.

Existem programas que oferecem baixa comissão, mas têm um alto volume de produtos, exigindo mais esforço para gerar tráfego e atingir um rendimento satisfatório. Como exemplo, o programa da Amazon.

Já em programas com alta comissão e baixo volume, você pode vender menos unidades e ter um alto rendimento, por se tratar de produtos mais caros, como relógios e joias.

E, por fim, os programas com alta comissão e alto volume são imensamente desejados e competitivos, em razão da sua alta capacidade de lucrar. Ou seja, o melhor dos dois mundos.  Programas de cartão de crédito e hospedagem de site são exemplos dessa categoria.

  • Credibilidade e Conformidade da Marca:

A credibilidade e conformidade da marca são fatores fundamentais na hora de escolher o programa. Não há dúvidas de que uma empresa pouco confiável acaba por manchar a imagem do seu negócio.

Para evitar isso, analise a reputação dos possíveis parceiros por meio de avaliações online, fóruns de discussão e grupos nas redes sociais. Leia os comentários para descobrir o que outros estão dizendo sobre a empresa em questão.

Além disso, verifique a compatibilidade do programa oferecido pelas empresas com o seu conteúdo e o interesse do seu público. Se você se associar a uma marca que não está alinhada com o que a sua audiência procura, é possível que você perca a confiança de seus seguidores e, consequentemente, a chance de crescimento no mercado.

  • Suporte:

Quando se trata de suporte, é importante verificar se a plataforma oferece recursos que possam ajudá-lo, principalmente para você que está começando.

Alguns programas vão além do básico e oferecem materiais visuais, como banners e imagens personalizadas, e até mesmo workshops que podem orientá-lo sobre como promover seus produtos da melhor forma possível.

Além disso, é crucial que haja uma equipe especializada em administrar a rede de afiliados, assim como também os consumidores dos produtos, para garantir que todas as suas dúvidas e questões sejam respondidas prontamente.

Dica do Especialista

Não fique preso a somente um programa de afiliados. Participar de vários pode ser uma ótima maneira de diversificar suas fontes de renda, aumentar seu conhecimento e expertise em diferentes áreas, e aproveitar o que cada uma tem de melhor a oferecer.

13. Eduque sua audiência com conteúdos de valor

Já vimos o quanto é essencial produzir conteúdos de qualidade na sua estratégia de marketing de afiliados. Uma relação fiel e duradoura com a sua audiência é construída na base do ensinamento e da ajuda genuína.

Quando você compartilha informações úteis, educa, orienta, seu público passa a enxergá-lo como autoridade no nicho. Eles se tornam mais informados e preparados para tomar decisões, o que pode levar a uma conversão em venda no futuro. Assim, quanto mais você educa, mais dinheiro você será capaz de fazer.

Por isso, busque sempre proporcionar conteúdos de qualidade que vão além do óbvio e que realmente agreguem valor à vida dos seus seguidores.

Como montar uma estratégia de divulgação

Começar sem um guia claro com todas as etapas a serem seguidas pode prejudicar a sua caminhada. Se a função primordial do afiliado é a divulgação do produto, então agora esse é o momento em que você deve prestar mais atenção.

Nesse passo-a-passo revelaremos todo o segredo para você conquistar os primeiros resultados nesse mercado.

1. Aprenda técnicas e estratégias de venda

Após ter estruturado todo o projeto, chegou a hora de converter. Não é uma tarefa simples saber transformar sua audiência em dinheiro, exige técnicas de vendas.

Para isso, você precisará entender como contornar as objeções, reforçar a dor do cliente e despertar o seu desejo de obter aquele produto. Aprenda sobre storytelling, copywriting e e-mail marketing. Aplique essas estratégias e examine quais mais surtiram efeitos na audiência. Assim, você terá validado um método eficaz.

Um bom parâmetro para saber se as técnicas estão funcionando é observar o comportamento do público, ou seja, se eles estão tomando as ações esperadas. E o melhor indicativo para isso, nada mais prático que o ponteiro financeiro subindo.

2. Atraia Tráfego para seu Site de Afiliado

Do que importa ter uma grande quantidade de conteúdo se você não tem pessoas interessadas visitando o seu site.

É necessário trazer leitores, isto é, gerar tráfego. Isso é o que uma boa estratégia de SEO pode fazer pro você. Quando seu site está bem posicionado nos resultados de busca, mais pessoas encontram e acessam sua página. E isso é fundamental para aumentar as conversa.

Não somente através do SEO, há outros meios também de gerar tráfego orgânico. Como exemplo, enviar e-mails (newsletters), engajar nas redes sociais, participar de fóruns de discussão e fazer parcerias para escrever posts para outros sites.

3. Faça o Cloaking dos seus Links de Afiliado

Se você está iniciando no marketing de afiliados, saiba que o link cloaking não é apenas uma opção, é uma necessidade de segurança extremamente séria.

Esse processo oculta o seu ID de afiliado da URL, protegendo suas comissões e o risco de sequestro de links. Ou seja, você impede que mal intencionados substituam seu ID pelo deles e roubem suas comissões.

Não se negligencie e arrisque a perder seus ganhos sem procurar implementar essa medida de segurança. Faça o cloaking dos seus links de afiliado e tenha a tranquilidade de saber que suas comissões estão protegidas.

4. Divulgue sua oferta

Se você já tem uma oferta campeã, testada e validada para o seu público-alvo, não perca tempo e divulgue-a ao máximo. Utilize seus canais de comunicação orgânicos e, se possível, invista em anúncios pagos.

Com mais tráfego sendo atingida pela sua oferta, isso representará mais conversões. Não é hora de testar novas estratégias, mas sim de usar aquelas que já estão trazendo resultados positivos e potencializá-las.

5. Use as redes sociais certas

Saber qual rede social usar para promover os produtos é algo a ser planejado, pois cada nicho de mercado funciona melhor numa determinada plataforma.

Felizmente, existem alguns insights que podem te ajudar a tomar essa decisão. Se você está trabalhando com moda ou alimentação, por exemplo, o Instagram é, sem dúvidas, a rede social ideal para você.

Com mais de um bilhão de usuários ativos, essa plataforma é perfeita para exibir fotos e vídeos atraentes de produtos e refeições gostosas. Para cada segmento, você precisa identificar aonde a sua audiência se encontra em maior número e se tem engajamento.

Mas lembre-se sempre de adaptar sua estratégia de conteúdo para cada rede social, aproveitando ao máximo as ferramentas oferecidas por cada uma delas.

6. Invista em anúncios

Investir em anúncios pode ser uma alternativa para quem está iniciando, principalmente se ainda não há um mínimo de audiência formada. Os anúncios são uma forma de encurtar o caminho, pois impulsionam o tráfego para muitas pessoas e de forma rápida.

No entanto, custa caro, ainda mais nos dias atuais em que a concorrência está cada vez maior, e isso pode consumir boa parte do seu lucro no longo prazo. Desse modo, não é necessário investir todo orçamento nessa estratégia, saiba usar com inteligência, para situações específicas.

Tenha esse recurso em mãos como uma bala de prata, para divulgar ofertas já validadas, promoções irresistíveis e atrair público qualificado. Utilizando para esses fins, você potencializará suas vendas.

7. Monitore suas Campanhas de Marketing de Afiliados

Para alcançar o sucesso nas suas campanhas de marketing, é imprescindível que você monitore os seus resultados.

Isso permitirá que você desenvolva estratégias eficientes, identificando quais páginas, links, conteúdos, plataformas, públicos e elementos visuais estão gerando mais tráfego e conversões.

Embora a maioria dos programas de afiliados ofereça dados sobre as vendas em um painel, existem ferramentas específicas que fornecem mais dados aprofundados e podem auxiliar na otimização das campanhas em diferentes canais de comunicação. Como exemplo, o Google Analytics, Google Tag Manager, Voluum e plug-ins do WordPress.

Ao utilizar esses recursos, você poderá aprimorar ainda mais suas estratégias de marketing e alcançar muito mais resultados em suas conversões.

8. Aumente sua Receita

Além de monitorar suas campanhas, conforme ensinado acima, utilize técnicas de otimizações continuamente para maximizar seus rendimentos. Uma maneira de fazer isso é executando testes em seu conteúdo.

Por exemplo, identifique quais posts geram muito tráfego, mas têm um RPM (Receita por mil impressões) baixo. Assim, ajuste alguns elementos na página ou no conteúdo, como exemplo a copy, e verifique se essa ação causou algum progresso no RPM ou em outras conversões.

Outra forma de realizar testes é criar dois títulos para o mesmo texto de conteúdo, dividindo o tráfego em cada uma e depois avaliar qual título converteu mais. O mesmo pode ser feito com imagens, testando duas opções para o mesmo produto. Inserir tabelas comparativas exibindo recursos de cada produto, criar botões de CTA diferente e adicionar pop-ups para evitar saída.

Dessa forma, você será capaz de otimizar suas campanhas e aumentar sua receita com poucas alterações pontuais.

9. Faça campanhas de e-mail marketing

O email marketing é uma poderosa ferramenta de divulgação de produtos. Para aproveitar ao máximo essa estratégia, trabalhe com conteúdo relevante e interessante para o seu público-alvo.

Por isso, invista na criação de e-books e materiais ricos que possam ser baixados em troca do endereço de e-mail dos seus potenciais consumidores. Avalie a possibilidade de divulgar esses materiais em anúncios e campanhas pagas para atrair leads qualificados e continuar nutrindo esses contatos com informações relevantes sobre o seu negócio.

Dessa forma, você pode aumentar as suas chances de conversão e de fidelização de clientes por meio de e-mail marketing.

O que um afiliado precisa saber?

Certos conhecimentos são imprescindíveis para que o afiliado execute com maestria o seu trabalho. Entender quais são as principais estratégias, ferramentas e técnicas podem ajudá-lo a alcançar melhores resultados.

Algumas das principais áreas a serem exploradas incluem o SEO, Anúncios pagos, E-mail marketing, Storytelling, Copywriting e Criação de conteúdo de qualidade. Embora possa parecer um pouco assustador para quem esteja começando, não é necessário que você seja um especialista em todas essas áreas.

O importante é conhecer as principais estratégias que podem ajudá-lo a aumentar suas vendas e faturamento, e caso não souber dominá-las, você pode delegar algumas funções.

Exemplos de Marketing de Afiliados

Até aqui você já deve ter pegado a ideia geral do modelo de afiliados. No entanto, se você ainda não entendeu como funciona na prática, separamos dois exemplos que ilustram bem esse conceito.

Imagine que você é dono de um blog que fala sobre dicas de viagem. Você pode se tornar afiliado de uma agência de viagens e indicar os pacotes oferecidos por ela em seus posts. Cada vez que um leitor clicar no link e realizar uma compra, você receberá uma comissão.

Outra forma de utilizar o marketing de afiliados é através de plataformas de cupons de desconto, onde a cada uso do cupom pelos clientes influenciados pelos afiliados, estes recebem comissões.

Com esses exemplos é possível perceber como o marketing de afiliados pode ser eficiente para aumentar a visibilidade e as vendas das empresas.

Usar Ads ou Banners Para Promover

Certamente você já foi impactado por algum banner ao navegar por um site. Usar Ads ou Banners para divulgar produtos é uma estratégia simples e direta e que não precisa vincular um conteúdo.

Seja em um blog ou site pessoal, a colocação de banners e publicidade nas páginas pode atrair o interesse dos visitantes. Aqueles que se interessarem pelo produto irão clicar no banner ou na publicidade, sendo redirecionados para a página do comerciante. Caso a compra seja realizada, você receberá uma comissão por isso.

Esta técnica de marketing é uma das mais populares da internet e permite que você amplie as formas de monetizar seu blog. Por isso, é uma opção alternativa para quem deseja promover produtos de afiliados de forma rápida e aproveitar o alto volume de tráfego em suas páginas.

Incluir ou Adicionar Links no seu Conteúdo

A inclusão de links dentro do seu conteúdo é uma das estratégias mais comuns de se promover produtos de afiliados.

Essa tática é utilizada especialmente por blogueiros e criadores de conteúdo, já que permite posicionar links relevantes dentro de um artigo ou post. A ideia é oferecer ao leitor informações úteis e, ao mesmo tempo, indicar produtos que possam ajudá-lo.

Dessa forma, o usuário compreende os benefícios dos produtos e acaba se interessando e comprando através do link de afiliado. Para isso, é preciso criar conteúdo de qualidade e escolher os produtos que mais têm a ver com o assunto abordado.

Dica

É fundamental que o seu site ou blog tenha uma hospedagem de qualidade para garantir que os links de afiliado funcionem perfeitamente. Além disso, o registro de um domínio personalizado também pode trazer mais credibilidade e autoridade para a sua página na web.

Por Que Você Deveria Começar um Negócio de Marketing de Afiliados?

Se você está procurando uma oportunidade de negócio rentável, o marketing de afiliados pode ser uma escolha propícia para você. Esse mercado está crescendo rapidamente, e as projeções indicam que ela alcançará a marca de US$ 8,2 bilhões nos Estados Unidos até o final de 2022.

Além disso, esse modelo de negócios é vantajoso para todos envolvidos, pois beneficiam tanto as empresas a atrair novos clientes, o público a encontrar os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado e o afiliado a ganhar dinheiro pela internet.

Sendo assim, se você deseja iniciar um empreendimento lucrativo e que ofereça diversos benefícios, o marketing de afiliados pode ser a oportunidade que você esteja buscando.

O Marketing de Afiliados tem Baixo Risco e Baixo Custo

Ao contrário de outros tipos de negócios online, como uma loja virtual, você não precisa se preocupar com a logística, desenvolvimento e envio dos produtos, o que já reduz drasticamente os custos.

Além disso, embora seja necessário fazer alguns investimentos iniciais, como a criação do seu site, não há despesas recorrentes após a configuração estar finalizada. Outro ponto a considerar é que o modelo de negócio é de risco mínimo, ou seja, mesmo que você não consiga resultados positivos, o prejuízo a ser suportado é relativamente baixo.

Portanto, se você procura uma forma de empreender e tenha receio de dar errado, o marketing de afiliado proporciona essa possibilidade.

O Marketing de Afiliados é Facilmente Escalável

Uma vantagem poderosíssima que afiliado digital tem nesse mercado é a capacidade de escalar as vendas, de forma ilimitada.

Isso significa que você pode apresentar novos produtos para sua audiência enquanto ainda obtém receita com os conteúdos já existentes sobre outros produtos. Além disso, é possível se trabalhar em diferentes programas de afiliados, sem custo adicional, o que multiplica ainda mais seu potencial de ganhos.

Essa escalabilidade é um dos motivos pelos quais deixaram muita gente rica no mundo digital. Principalmente por causa dos produtos digitais, o custo baixo e o alto valor agregado tornam a sua margem de lucro superior a qualquer outro segmento de mercado.

Dessa forma, é fácil entender como o marketing de afiliados pode ser escalável e contribuir para a expansão de um negócio.

É uma Fonte de Renda Passiva

Ganhar dinheiro na internet qualquer um pode conseguir, mas para quem deseja ter uma fonte de renda passiva e constante terá que batalhar muito. Não se engane: isso não é uma solução mágica para ficar rico rapidamente.

Para alcançar um modelo de negócio sólido, primeiramente, será necessário construir um público relevante, um processo de criação de conteúdo constante e conseguir tráfego para suas páginas. Apesar dos desafios, aqueles que conseguem vencer as etapas inciais e estabelecer esses pilares têm a possibilidade de gerar renda significativa de forma contínua e automática.

Portanto, se você está disposto a trabalhar duro, o marketing de afiliados pode ser a chave para a sua independência financeira.

Quanto Dinheiro um Afiliado Consegue Ganhar com o Marketing de Afiliados?

Muitos que desejam entrar no ramo de afiliado se questionam o quanto podem lucrar por mês. A resposta não é simples, pois há muitos fatores que influenciam a receita de um afiliado.

O nicho escolhido, os produtos oferecidos, o programa de afiliado, a sazonalidade do mercado, o tráfego e o tamanho da audiência são alguns dos fatores que afetam seus potenciais ganhos. E, sem dúvida, ter um público amplo e engajado pode contribuir para as chances de conversão em vendas serem maiores.

Segundo a pesquisa do Glassdoor, um afiliado no Brasil ganha, em média, R$1.728/mês, podendo alcançar até R$8.731 com bônus e adicionais.

No geral, o potencial de ganhos é significativo, mas depende muito do seu esforço e dedicação.

Quais são as Melhores Oportunidades para Ajudar quem Quer Começar com o Marketing de Afiliados?

Se você tem um amigo que está trilhando o mesmo caminho você, buscando as melhores oportunidades para iniciar um negócio online, estamos aqui para ajudar.

Uma opção bastante recomendada é participar de uma rede de afiliados, que oferece uma ampla variedade de produtos e serviços para promover, tais como exemplo: Associados Amazon, ClickBank, CJ e Impact. Procure por uma rede conceituada e que ofereça suporte técnico e treinamentos para ajudar os iniciantes a começarem de forma correta e efetiva.

Após escolher o programa de afiliados, é necessário pesquisar os nichos e buscar entender o perfil do seu público-alvo, para identificar quais produtos ou serviços serão mais atrativos e rentáveis para divulgar. Lembre-se: o mais importante é encontrar marcas e produtos que estejam alinhados com sua estratégia.

Erros para Evitar no Ramo do Marketing de Afiliados

Fatalmente os erros irão acontecer durante a sua trajetória. No entanto, conhecê-los ao máximo que puder logo no início pode te evitar maiores prejuízos no futuro.

Mesmo sendo um modelo de negócios lucrativo e aberto para qualquer pessoa, é preciso estar atento às armadilhas e falsos mecanismos que podem prejudicar seus resultados. Se preocupe, ao menos, evitar erros comuns, como a falta de planejamento, a escolha inadequada de produtos e serviços para promover, e também a falta de conhecimento sobre seu público.

É importante entender que esse modelo de negócio vai além de simplesmente postar conteúdo e links nas redes sociais. Invista em conhecimento, participe de discussões em fóruns, grupos de facebook, e, se possível, tenha um mentor.

O mercado é competitivo, não há espaço para amadorismo. Uma estratégia mal executada ou ineficaz pode te custar dinheiro e perda de tempo. Portanto, não vacile e esteja preparado.

Marketing de Afiliados Como Começar – FAQ

Até aqui você já teve uma boa noção de como funciona o marketing de afiliados. Vamos esclarecer agora as principais dúvidas dos iniciantes.

Como Começar um Negócio de Marketing de Afiliados Sem Dinheiro?

É possível dar início a esse empreendimento com poucos recursos. Muitos programas e redes de afiliados não exigem custos de entrada, além disso, você pode utilizar plataformas gratuitas para estabelecer parcerias e divulgar produtos.

Com apenas um computador e conexão de internet você já pode dar início aos estudos e construção do negócio.

O Marketing de Afiliados é Bom para Iniciantes?

Esse modelo de negócios é relativamente fácil de aprender, de baixo custo e tem um potencial de renda extraordinário. Com estratégias certas, você pode gerar um faturamento que pode ultrapassar seis dígitos. Claro, à medida que você investe mais tempo e esforço, maior será o seu potencial de receita.

Quanto um Ganha Afiliado Iniciante?

De acordo com uma pesquisa, alguns iniciantes podem ganhar até mil dólares por mês.

Naturalmente, ter uma audiência já estabelecida pode ajudar significativamente no crescimento de receita, mas quem está começando do zero não precisa se desesperar: basta dedicar tempo e criar estratégias para configurar tudo corretamente antes de começar a gerar as primeiras vendas.

Posso Começar no Marketing de Afiliados Sem Ter um Site?

Não é necessário ter um site no início. Existem outras formas de divulgar os seus links, como as redes sociais Instagram, TikTok e YouTube.

No entanto, ter um site pode ser muito vantajoso, pois aumenta a sua credibilidade e amplia o alcance do seu público. Além disso, você pode criar conteúdos mais completos e divulgar produtos com mais detalhes.

Conheça Alguns Termos do Marketing de Afiliados

Se você está ingressando nesse empreendimento online, é importante estar familiarizado com alguns termos. Isso não só vai ajudar a evitar qualquer confusão, mas também vai permitir que você se comunique efetivamente com outros profissionais da área.

Termos importantes como “cookie de rastreamento”, “texto âncora” e “funil de vendas” podem parecer intimidantes a princípio, mas uma vez que você entender esses conceitos, começará a se sentir mais confiante ao trabalhar com marketing de afiliados.

Então, se você pensa em se tornar um afiliado, não deixe de conferir as palavras importantes a seguir.

Afiliado

Geralmente são blogueiros, criadores de conteúdo ou responsáveis por sites relacionados ao nicho da empresa parceira. Eles utilizam seus próprios canais de comunicação para apresentar produtos e serviços de uma empresa para sua audiência, produzindo conteúdos de qualidade de forma a auxiliá-la na compra.

Um afiliado pode ser a ponte entre um possível consumidor e a marca. Ele também oferece códigos promocionais para incentivar a compra ou divulgar produtos através de propagandas.

Pagamentos

Para garantir que cada afiliado receba o pagamento justo pelas vendas que geraram, é importante que o programa ofereça uma estrutura de rastreamento eficiente e segura. Por exemplo, evitar que mais de um afiliado cobrem comissão oriunda de uma única transação, o que torna a operação justa e transparente.

Afinal, o sistema é baseado em desempenho e os afiliados só ganham comissão quando realmente geram vendas ou leads. Isso significa que o investimento é direcionado para clientes reais e não apenas visitantes ou curiosos.

Veja quais são as formas de pagamentos utilizadas nos programas:

  • Custo por Venda (CPV): Comissão fixa ou porcentagem do valor do produto por cada venda convertida.
  • Custo por Lead (CPL): Comissão por cada lead gerado e validado.
  • Custo por Clique (CPC): Comissão por cada clique que levou o usuário para o site de destino.
  • Custo por Ação (CPA): Comissão por cada ação realizada pelo usuário, como inserir seus dados num formulário.

Redes de Afiliados

As redes de afiliados oferecem um verdadeiro centro de negócios para afiliados, fornecendo um banco de dados central com vários comerciantes disponíveis – uma verdadeira mina de ouro para quem quer encontrar oportunidades de negócio.

Para as empresas, esse tipo de rede também é uma vantagem, já que elas têm acesso a uma vasta gama de publicadores, ou seja, afiliados que podem ajudar a promover seus produtos em troca de comissão.

Além disso, as redes geralmente oferecem plataformas com estrutura bastante robusta que facilitam todo o negócio, como sistema de pagamentos, rastreamento de vendas, políticas de reembolso, suporte – tudo o que é necessário para garantir que as parcerias sejam bem-sucedidas.

Em resumo, as redes de afiliados são uma solução para quem busca começar um empreendimento na internet ou expandir seu negócio.

Tipos de divulgação para Afiliados

Seja através de venda de produtos, geração de leads, preenchimento de formulário, é possível receber comissões que variam de acordo com o objetivo da campanha de marketing.

Existem diversas formas de divulgação, como custo por venda (CPV), custo por lead (CPL) e custo por formulário (CPF).

Você precisa identificar qual forma faz mais sentido para o seu negócio e esteja alinhada com suas estratégias.

Custo por Venda (CPV)

Sendo um dos modelos mais utilizados, a remuneração acontece quando a venda do produto é efetivada.

Para isso, é preciso gerar engajamento, anunciar e vender para que se concretize essa transação. Ter boa influência e credibilidade diante da audiência ajuda a conquistar a confiança das pessoas e estimulá-las a adquirir os produtos.

Custo por Formulário (CPF)

Nessa modalidade, para gerar conversão e remuneração, é necessário que o usuário preencha um formulário, ou seja, um cadastro com seus dados pessoais.

Nesse sentido, cada usuário registrado representa uma comissão que será paga ao afiliado.

Esse modelo é vantajoso para as empresas que captam dados das pessoas, informações de pesquisa e cadastro na sua base de clientes.

Canais que podem ser utilizados para divulgar um produto

Para divulgar um produto, é essencial analisar os canais que serão utilizados. Entretanto, mais do que escolher as melhores opções, é necessário pensar na experiência de compra que será proporcionada ao cliente.

Afinal, de acordo com um estudo publicado no site Mundo do Marketing, a maioria das pessoas está disposta a pagar mais por experiências melhores. Logo, não adianta apenas vender um produto, é preciso apresentá-lo de maneira atraente e garantir a satisfação do consumidor desde o primeiro contato até a entrega.

Portanto, escolha os canais que mais se adequam ao perfil do seu público-alvo e foque em entregar valor e experiência positiva em todas as etapas do processo de compra.

Redes sociais

As redes sociais são, sem dúvida, uma parte significativa da rotina diária de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa recente, quase metade da população passa, pelo menos, uma hora por dia navegando pelas diferentes plataformas.

Por essa razão são perfeitas para quem deseja construir uma audiência sólida e divulgar seus links de afiliado. O Instagram e o TikTok são dois exemplos de canais que podem ser usados para essa finalidade. Principalmente por vídeos, já que possuem um alto potencial de engajamento e visualizações.

Então, se você quer aumentar seu alcance e atrair mais consumidores, explore o mundo dos vídeos nas redes sociais.

E-mail marketing

Se você acha que o e-mail marketing já não é mais uma estratégia eficiente, é melhor repensar.

Segundo um levantamento recente, 76,7% das empresas ainda utilizam essa ferramenta. E não é só isso: metade dessas marcas aposta no e-mail para oferecer seus produtos e serviços ao público. Isso significa que o e-mail marketing ainda é uma estratégia importante para o sucesso das empresas.

No entanto, o conteúdo sempre deve ser relevante e agregar valor aos usuários. Quando isso é feito corretamente, essa estratégia pode atrair mais visitas ao site e consequentemente aumentar as suas conversões.

Youtube e streamings

Com a crescente demanda por conteúdo em vídeo, o YouTube continua sendo uma plataforma poderosa para quem quer vender pela internet.

Você pode abrir um canal e publicar vídeos sobre o seu produto ou realizar transmissões ao vivo para se comunicar de forma mais direta com seus clientes. No entanto, é importante lembrar que, mesmo que a espontaneidade seja um diferencial, é válido ter um roteiro para se orientar sobre os assuntos a serem abordados e transmitir uma mensagem clara e segura.

Utilize o YouTube de forma inteligente para mostrar seus produtos de forma criativa e atrativa.

Marketing de Afiliados: Os Prós e os Contras

Comparar as vantagens e desvantagens de um negócio não só permite conhecer melhor o mercado em que ele está inserido, como também influencia na tomada de decisão de investimento, estando ciente de todos os riscos envolvidos.

Assim, para saber se o marketing de afiliados vale a pena para você, listamos abaixo os prós e os contras para ajudar nessa questão, confira.

Prós do Marketing de Afiliados

Diversas vantagens existem nesse mercado, as mais requisitadas são:

  • Baixo custo inicial: A maioria dos programas de afiliados são gratuitos e você pode contar com estruturas robustas que te auxilia em todo processo de venda. A maioria dos gastos se concentra na divulgação dos produtos, no entanto, ainda existe a possibilidade de fazer isso sem pagar um único centavo, utilizando suas próprias redes sociais.
  • Qualquer um pode começar: O processo é bem simples, basta se cadastrar nas plataformas, adquirir seu link de afiliado e começar a divulgar. Você pode começar hoje mesmo. Claro que, alguns programas exigirão mais requisitos, mas, no geral, todas possibilitam início imediato.
  • Não envia e não faz devolução dos produtos: Você não precisa se preocupar com logística, devoluções e envios de produtos, já que tudo é responsabilidade da empresa. O afiliado precisa apenas garantir as vendas realizadas através das suas divulgações.
  • Não precisa ter produto próprio: Não é necessário criar um produto do zero. Seu trabalho é promover produtos para potenciais consumidores e deixar a plataforma cuidar de todo o processo de venda e entrega. Isso significa que você não precisa saber criar uma loja online ou lidar com questões complicadas para gerenciar o seu negócio.
  • Não há exigências: Não é exigido que você tenha formação ou treinamento para participar dos programas. Claro que será um diferencial para você conseguir fazer vendas e lidar com o mercado competitivo, no entanto, você pode começar sem qualquer conhecimento ou experiência.
  • Flexibilidade de trabalho: É possível trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo. Você pode equilibrar seu trabalho com outras atividades, sem necessidade de cumprir um expediente.

Contras do Marketing de Afiliados

Embora haja muitos benefícios em ser afiliado, não podemos ignorar suas desvantagens, afinal, nem tudo são flores. Veja:

  • Demora para se consolidar: Se você está procurando uma fonte de renda rápida, talvez esse não seja o melhor caminho. Até conseguir construir um modelo de negócio sólido, você levará tempo. O sucesso está no longo prazo.
  • Requer habilidades de marketing: É preciso ter ao menos um conhecimento básico de marketing e dominar as ferramentas necessárias. Saber criar conteúdo de qualidade, configurar links, ou seja, o processo mínimo para poder promover os produtos.
  • Conhecimento básico em construção de site: Se a sua estratégia é divulgar os produtos em blogs ou sites, então será necessário o mínimo de conhecimento para poder adicionar links e publicar seus posts e artigos.
  • Existem restrições de anúncios: É preciso estar preparado para enfrentar restrições de anúncios impostas por alguns programas de afiliados e plataformas de divulgação. Isso pode incluir proibições de e-mail marketing ou limitação do uso de palavras-chave, além de bloqueio por ferir as políticas diretrizes.
  • Restrição de pagamento: As suas comissões somente serão liberadas quando atingir certa quantidade de conversões em vendas ou montante em dinheiro. Vai depender das regras de cada programa, mas, no geral, é assim que funciona.

Exemplos Sites de Marketing de Afiliados de Sucesso

Embora não seja um modelo de negócio recente, os sites de afiliados estão cada vez mais populares. Existem diversos deles espalhados pela internet e algumas se destacam pelo sucesso alcançado. Veja a seguir alguns exemplos.

Smart Passive Income (Pat Flynn)

Pat Flynn é um empreendedor digital de sucesso que utiliza seu blog e podcast, Smart Passive Income, para divulgar seus serviços e produtos afiliados.

O que faz Flynn se destacar é sua honestidade e autenticidade ao recomendar produtos que ele realmente conhece e tem paixão. Para ele, as redes de afiliados precisam ir além de simplesmente indicar produtos, elas devem agregar valor, entender as reais necessidades da audiência e ter confiança no negócio.

É com essa abordagem transparente e ética que Pat Flynn construiu uma reputação impecável no mercado digital.

Web Hosting Secret Revealed

A Web Hosting Secret Revealed é referência no nicho de hospedagem de site e divulga informações e recomendações amplamente aceitadas pelo público.

Esse site foca exclusivamente nessa área e oferece uma variedade de conteúdos, desde análises detalhadas até estudos de casos e entrevistas com especialistas. O melhor de tudo é que, graças à reputação positiva da WHSR, seus leitores confiam fielmente nas recomendações de produtos e serviços oferecidas no site.

Pinch of Yum

O casal Lindsay e Bjorne Ostrom criou um blog incrível chamado Pincho of Yum, no qual compartilham receitas deliciosas com seguidores ao redor do mundo. O sucesso deles foi notável, a ponto de terem conseguido arrecadar mais de US$ 800 mil em apenas um ano, graças a patrocínios, parcerias de afiliados e conteúdo publicitário.

Mas, o que realmente diferencia o Pinch of Yum de outros blogs de culinária é a qualidade do conteúdo que eles oferecem. Cada receita é apresentada com detalhes, fotos atraentes e dicas úteis para ajudar os leitores a replicar as criações em casa. É impressionante como eles conseguiram transformar sua paixão por culinária em um negócio tão rentável.

Conclusão

O início da jornada pode parecer complexo, difícil e, sobretudo, animador. Os desafios irão aparecer e você deve estar preparado para vencê-los.

O nosso objetivo foi te apresentar um mapa para você levar consigo nessa caminhada e lembrar-se de todos os obstáculos e estratégias para seguir caminhando até alcançar o tão esperado sucesso no marketing de afiliados, ou em outras palavras, ganhar muito dinheiro.

Portanto, não se esqueça de escolher o nicho corretamente, avaliar o melhor programa de afiliados, encontrar os produtos desejados pela sua audiência, divulgar nas plataformas estrategicamente, entre outros.

Agora está na hora de colocar tudo em prática e decolar nas vendas. Te espero no topo!

Visto em...

Bruno Medeiros

Como ser um afiliado SEO de sucesso em 2024