Mercado de afiliados – Descubra aqui como vender infoprodutos como afiliado!

Com o avanço da tecnologia, surgem novas oportunidades de trabalho, e uma delas é a carreira de afiliado digital. Essa profissão consiste basicamente em vender e promover produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas.

No entanto, muitos se perguntam como ingressar nesse ramo e se realmente vale a pena. É possível sim ganhar dinheiro como afiliado, mas para isso é necessário estar preparado e ter as habilidades necessárias para essa atividade.

Como afiliado, é importante conhecer bem os produtos que está promovendo, entender o público-alvo e saber como criar uma oferta atraente. Se você está pensando em começar nessa carreira, este artigo pode ser um excelente ponto de partida! Vem com a gente!

Como se tornar um afiliado

São muitas as opções disponíveis, sendo o Hotmart, Monetizze e Amazon algumas das mais populares atualmente. Após realizar o cadastro, você passa a ser um afiliado e precisa escolher quais produtos deseja vender.

Os produtos digitais mais comuns são cursos online, e-books, softwares, vídeo aulas, aplicativos, entre outros. Quando você promove esses produtos, recebe uma comissão sobre o valor da venda.

Além dos já citados, confira os programas principais encontrados na internet a seguir:

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma especializada em infoprodutos, onde comercializa e disponibiliza cursos online sobre vários temas, como: tecnologia, marketing, saúde e muito mais. Ela oferece comissões bem atrativas para os afiliados, que podem receber até metade do preço do produto vendido.

Monetizze

Além dos infoprodutos, algumas plataformas também permitem a venda de produtos físicos por afiliados. Um exemplo é a Monetizze, que oferece opções de ofertas tanto físicas quanto online para a sua audiência.

Amazon

A Amazon é um dos gigantes do comércio eletrônico que também oferece oportunidades para afiliados. Os produtos físicos vendidos por ela geram uma comissão média de 10%, o que é uma boa vantagem, pois você não precisa se preocupar com as despesas inerentes à entrega do produto.

Americanas

A plataforma da empresa B2W permite que você ofereça os produtos das lojas Americanas, Submarino e Shoptime. Essas lojas têm uma grande variedade de itens e uma marca forte no mercado, o que compensa e justifica a comissão mais baixa do que a da Amazon.

Shopee

A Shopee se tornou popular no Brasil por oferecer muitas opções e preços acessíveis. Diferente dos outros sites citados, o programa de afiliados da Shopee também possibilita vender produtos de segunda mão e receber comissão por isso.

O que é um link de afiliado?

Para quem trabalha com programas de afiliados, entender o que é um link de afiliado é crucial para garantir o recebimento das comissões.

Resumindo, trata-se de um link exclusivo que identifica o afiliado como responsável pela indicação da venda de um produto. Isso significa que, se você for afiliado, você deve divulgar o seu link para que as pessoas acessem por ele na hora da compra.

Caso contrário, não será possível identificar que a venda foi indicada por você e, assim, você não receberá a comissão. Portanto, tenha sempre em mente a importância do link na sua atuação como afiliado para garantir que você seja remunerado.

Quais são as formas divulgação do link de afiliados?

Depois de entender o conceito de link de afiliados e conhecer as melhores plataformas, vamos ver onde fazer a divulgação:

Instagram

O Instagram é, sem dúvida, uma das redes sociais mais populares em todo o mundo, sendo uma excelente opção para quem deseja divulgar produtos e vender como afiliado.

É possível construir um perfil engajado na plataforma, compartilhar conteúdo relevante e cativar uma audiência genuinamente interessada nas informações e produtos que você divulga.

Com a função “arrasta pra cima”, a divulgação do seu link de afiliado torna-se ainda mais fácil e prático.

Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta poderosa para promover produtos e serviços na internet. Com o uso de palavras-chave relevantes, é possível direcionar anúncios para pessoas que têm interesse real no que a sua empresa oferece.

Além disso, é possível segmentar os anúncios de acordo com critérios específicos, como localidade, idade e horário de exibição. Isso significa que a sua empresa pode atingir exatamente o público que deseja, aumentando as chances de conversão.

YouTube

Muitas pessoas preferem consumir conteúdo em vídeo e o YouTube é uma das melhores plataformas para compartilhar esses materiais.

Uma boa estratégia é produzir vídeos relacionados aos produtos que você está promovendo, para atrair a atenção do seu público e conquistar novos seguidores. Com isso, você pode divulgar o seu infoproduto ao longo do vídeo e direcionar sua audiência para a compra.

Além disso, você pode monetizar seus vídeos e ainda colocar anúncios no ar para aumentar sua receita. Invista em vídeos de qualidade e capriche no conteúdo para criar uma comunidade engajada.

Blog

Embora existam muitas formas de criar conteúdo, o texto ainda é muito eficaz na hora de alcançar o público.

É possível usar estratégias de otimização para motores de busca a fim de melhorar o posicionamento do seu blog nos resultados do Google. Dessa forma, quando seu leads estiverem em busca de soluções para problemas ou dúvidas, seu blog pode aparecer entre os primeiros como uma resposta.

Aborde temas relevantes para o seu público-alvo e conecte-os aos produtos que está vendendo.

E-mail marketing

O e-mail marketing tem sido amplamente utilizado como um canal direto de comunicação em muitas estratégias de marketing.

Essa tática pode ser extremamente eficaz para divulgar e vender produtos digitais, aumentando a visibilidade e melhorando as chances de conversão. Uma das vantagens do e-mail marketing é que o afiliado pode utilizar diferentes campanhas para diferentes bases de e-mail, desde leads até clientes, divulgando vários produtos.

Além disso, é possível segmentar os e-mails de acordo com a persona de cada cliente e oferecer vantagens exclusivas como descontos especiais, materiais bônus ou condições diferenciadas, o que pode aumentar ainda mais as chances de conversão.

Quais são os benefícios de usar essas formas?

Conforme explicado acima, considerar as formas de divulgação é imprescindível. Ter um blog é uma poderosa ferramenta para aumentar a visibilidade da sua marca. Produzir artigos estratégicos pode elevar a quantidade de visitas, tornando sua empresa mais conhecida.

Além disso, a presença nas redes sociais facilita o contato e a proximidade com seu público, aumentando a comodidade dos clientes e aumentando as chances de venda.

Investir em e-mails comerciais segmentados e programados também é uma ótima alternativa para ampliar a oferta e ainda tem o benefício de parecer que são vendedores trabalhando para você. Por fim, também é importante considerar o investimento em tráfego pago, que se feito corretamente, pode trazer ótimos retornos financeiros.

Vale lembrar que cada uma dessas ferramentas são capazes de levar sua marca a outro nível e que seu uso depende da estratégia escolhida e da análise cuidadosa dos objetivos do seu negócio.

Por que usar uma plataforma de infoprodutos?

Com o seu constante crescimento, o mercado de produtos digitais tem se tornado cada vez mais vasto. Atualmente, existem diversas possibilidades para quem trabalha com vendas de afiliados, por meio de plataformas de infoprodutos que oferecem inúmeras vantagens e funcionalidades.

Uma delas é a centralização de todos os passos envolvidos em uma compra, proporcionando mais comodidade para o cliente. Além disso, a plataforma garante mais segurança para todas as partes envolvidas no processo, desde o produto até a forma de pagamento.

E tem mais: a plataforma também disponibiliza um suporte para auxiliar todos os envolvidos, resultando em uma experiência mais positiva e satisfatória para os clientes e afiliados.

Como escolher a plataforma de afiliados?

Existem diversas opções de plataformas disponíveis, cada uma com suas funcionalidades e vantagens.

Uma das grandes referências do mercado é a Hotmart, que foi pioneira no Brasil e ajudou a transformar o mercado digital em um forte segmento. Atualmente, a plataforma é líder de mercado na América Latina, contando com mais de 2 milhões de usuários ativos em 200 países.

E não é atoa o seu sucesso. A Hotmart tem diversas funcionalidades que ajudam você a melhorar suas estratégias e vender mais como afiliado.

Vale ressaltar que, apesar do sucesso da Hotmart, é importante estudar outras opções e escolher aquela que melhor se adequa aos seus objetivos e estratégias de divulgação.

Como vender produtos digitais

Você pode optar por quantos infoprodutos quiser divulgar como afiliado de produtos digitais. Mas, para quem está começando, o ideal é escolher de dois a três produtos do mesmo segmento. Veja mais dicas:

Avalie a página de vendas e as características do produto

Ao avaliar uma página de vendas e as características de um produto, a atenção deve ser direcionada para as informações mais relevantes e que a explicação seja concisa e objetiva.

Uma boa página de vendas deve ter um único objetivo, que é a conversão do visitante em comprador.

Para isso, é essencial que todas as possíveis objeções à compra sejam retiradas e que todas as informações relevantes, como o preço do produto e garantias em caso de desistência, sejam claramente apresentadas.

Além disso, depoimentos de pessoas que já compraram o produto podem ser uma boa forma de aumentar a confiança do visitante na compra.

Material para a promoção do produto

Para facilitar o seu trabalho, escolha um produto que ofereça bons materiais de divulgação. Assim, você pode contar com banners, vídeos e e-mails prontos para usar.

Esses recursos serão muito úteis no começo, pois você poderá se basear na forma como o produto tem sido anunciado.

Suporte do produto

Ter um bom suporte é essencial para evitar que o comprador desista da compra por algum imprevisto (como não ter crédito suficiente no cartão). Produtos que oferecem um atendimento eficaz ao comprador tendem a ter uma taxa de cancelamento menor.

Como formalizar o seu negócio

Se você é um afiliado digital iniciante, ainda não precisa formalizar o seu negócio. Porém, é importante ficar atento ao volume de vendas que está gerando.

Quando essa quantidade aumentar, é recomendável formalizar a sua atividade. Isso evita que você se torne um alvo fácil para a Receita Federal, que poderá taxá-lo se identificar que você tem uma renda alta.

O grande problema é que, ao estar como pessoa física, o imposto cobrado é muito alto. Porém, ao abrir uma empresa e se tornar uma pessoa jurídica, o valor da tributação diminui bastante.

Por isso, é essencial que você conheça as vantagens e desvantagens de se formalizar, a fim de escolher a melhor opção para o seu negócio digital.

Dicas para vender infoprodutos como afiliado

Veja as dicas essenciais que preparamos para você conseguir a sua primeira venda como afiliado! Vem com a gente!

Defina um nicho de mercado para atuar

Uma das chaves para vender bem como afiliado é escolher um nicho de mercado específico e com pouca concorrência.

Isso permite que você crie soluções inovadoras e atraia um público mais qualificado. Para ser ainda mais eficaz, é importante que você se especialize em um segmento que tenha uma demanda real e na qual você possa atuar.

Por exemplo, se você deseja promover um produto de moda, escolha um estilo específico, como infantil, e foque em atender esse público. Além disso, lembre-se de levar em conta as características do produto que você vai divulgar, para que ele realmente atenda às necessidades e desejos do seu potencial cliente.

Especializar-se em um nicho específico pode ser o diferencial para o sucesso como afiliado.

Escolha um bom produto

Na hora de escolher um produto para se afiliar em um programa de afiliados, é essencial fazer uma análise criteriosa.

É fundamental optar por algo que esteja relacionado ao seu nicho de mercado e no qual você possua algum conhecimento, por menor que seja. Isso facilitará a apresentação do produto aos potenciais compradores, aumentando as chances de realizar a primeira venda como afiliado.

A escolha do produto é um dos aspectos mais importantes para o sucesso do negócio. Seja cuidadoso e faça uma escolha acertada.

Trace uma estratégia

Traçar uma estratégia é fundamental para alcançar bons resultados e também garantir a rentabilidade do seu negócio.

Para começar, é importante definir quais canais de vendas serão utilizados para atingir o público-alvo. Mas não basta apenas escolher os canais, é preciso entender as necessidades e desejos do consumidor para garantir que a mensagem seja entregue de forma efetiva.

Com esses pontos em mente, é possível criar um plano de ação estratégico que leve em consideração todos os fatores e tornar a negociação menos complexa.

Conheça seu público-alvo

Para atender às necessidades do seu público alvo, é essencial conhecê-lo bem.

Uma forma de se familiarizar com o perfil do seu consumidor ideal é estabelecer uma persona, um perfil imaginário que incorpora as características e hábitos deste cliente.

A persona deve incluir informações como nome, profissão, interesses e necessidades para ajudá-lo a entender o que seu público busca e quais são suas prioridades.

Ao entender o que seus clientes desejam e o que eles mais questionam, você poderá atender suas necessidades de forma mais eficaz e aumentar suas chances de fechar mais vendas.

Construa uma boa audiência em seus canais

Manter um bom relacionamento com o público é uma excelente forma de construir uma audiência sólida e fiel.

Isso vale para qualquer tipo de negócio, seja físico ou digital. Para isso, é importante estabelecer uma comunicação próxima com seus seguidores.

Uma boa maneira de começar é por meio de sessões de perguntas e respostas para resolver dúvidas e engajá-los. Oferecer algo exclusivo para seus seguidores, como brindes, prêmios ou descontos, também é uma ótima tática.

Além disso, é interessante aproveitar datas comemorativas e campanhas mensais para criar conteúdo personalizado.

Essas dicas simples podem ajudar a construir uma base sólida e engajada de seguidores. E tem mais:

Ensine a sua audiência

Ofereça um conteúdo educativo. Você pode criar valor para o seu público ao produzir vídeos, artigos, tutoriais, infográficos ou até mesmo um passo a passo, que ensinem algo útil e solucionem um problema que ele tenha.

Estimule a sua audiência a tomar uma decisão

Depois de apresentar um problema, oferecer uma solução e mostrar o seu produto, é o momento de incentivar sua audiência a tomar uma ação.

Ao usar técnicas de vendas e persuasão, você deve ser direto e procurar usar palavras fáceis de serem compreendidas, ou seja, evite usar termos muito técnicos.

Procure fazer conteúdos de qualidade

Não adianta escrever conteúdos muito curtos ou superficiais que não ensinam nada ao leitor. Mas também não precisa fazer textos enormes só para preencher espaço.

O que importa é esclarecer as dúvidas específicas do seu público, seja ele grande ou pequeno.

Para isso, você pode usar algumas ferramentas gratuitas, como o Answer The Public, por exemplo, e descobrir quais são as principais perguntas do usuário sobre um determinado assunto.

Encontre o problema que você quer resolver

Se você pensa em vender um curso de hamburgueria delivery, por exemplo, saiba que é importante entender que o seu produto não se resume apenas em um meio de você ganhar dinheiro, mas também é uma solução para um problema de alguém.

Isso pode ser uma excelente oportunidade para ajudar alguém desempregado a ter uma fonte de renda. Compreender essa diferença é crucial para ter sucesso em suas vendas.

Por isso, ao divulgar o seu curso, é fundamental que você foque em como ele pode resolver esta questão, e como pode ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos.

Utilize uma linguagem próxima aos seus leitores

Quando se trata de se comunicar com sua audiência, é importante falar a mesma língua que ela. Utilizar uma linguagem próxima aos seus leitores é essencial para garantir que sua mensagem seja compreendida e bem recebida.

No entanto, isso não significa simplesmente usar gírias e informalidades em todas as ocasiões. É preciso prestar atenção ao perfil do seu público e encontrar o tom de voz mais adequado para falar com ele. Uma opção é estudar a comunicação dos seus seguidores ou optar por pesquisas para identificar o melhor estilo de linguagem a ser aplicado.

Lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla e, para receber o feedback positivo da sua audiência, é necessário considerar todos os aspectos de sua mensagem.

Faça bom uso das técnicas de copywriting

Para chamar a atenção do seu público com uma copy, é essencial entender que o objetivo principal dela é convencer alguém a realizar uma ação.

Uma ótima maneira de atingir esse objetivo é através da criação de textos que agucem a curiosidade dos usuários, relatando algo contraintuitivo, quebrando um padrão, utilizando uma polêmica, exibindo um problema ou criando uma solução.

Além disso, é importante lembrar que a mensagem precisa ser transmitida de forma clara, objetiva e direta, evitando mensagens confusas e abstratas que não geram engajamento.

Em outras palavras, para escrever uma copy que chame a atenção do seu público, é preciso pensar fora da caixa e estar sempre atento às necessidades e desejos de quem a está lendo.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma poderosa ferramenta de persuasão que podemos encontrar em diversos contextos do nosso dia a dia, desde propagandas na televisão até em conversas com amigos e familiares.

Essa técnica consiste em ativar gatilhos psicológicos que influenciam nosso comportamento de forma consciente ou inconsciente, levando-nos a tomar decisões ou agir de maneira específica.

Alguns exemplos comuns de gatilhos mentais são a escassez, a autoridade e a prova social, que são amplamente utilizados na publicidade e no marketing para criar uma sensação de urgência ou reforçar a credibilidade do produto ou serviço oferecido.

Saber identificar e compreender esses gatilhos pode nos tornar mais conscientes das estratégias de persuasão usadas ao nosso redor e, consequentemente, nos ajudar a aplicar nas estratégias para vender mais.

Divulgue o seu conteúdo em diversos lugares

Espalhe o seu conteúdo por vários lugares. Para aumentar ainda mais as suas vendas como afiliado, você também deve saber divulgar o seu conteúdo da melhor forma.

Isso significa que você deve conhecer bem o seu público e estar presente nos lugares onde ele está, como exemplo, através das redes sociais, blog, mídias pagas, entre outros.

Faça publicações frequentemente

Fazer publicações frequentes nas redes sociais é importante para manter sua presença online e engajar seu público.

Embora não seja necessário postar todos os dias, deixar longos períodos de tempo sem novas publicações pode fazer com que seu público se esqueça de você. A frequência ideal de postagem varia de acordo com sua audiência e seus objetivos.

Você pode escolher entre postar uma vez por semana ou várias vezes por dia. O importante é manter sua audiência atualizada sobre o que você está fazendo e oferecer conteúdo relevante para mantê-los interessados.

Lembre-se, é melhor postar com qualidade do que com quantidade.

Fale do produto, mas só no momento oportuno

O Copywriting é uma técnica que envolve a habilidade de persuadir um potencial cliente a adquirir um produto ou serviço.

E para que essa persuasão seja eficiente, é fundamental entender o timing certo de introduzir o produto na conversa. Por isso, é importante se dedicar a compreender a necessidade do cliente e explorar todas as possíveis soluções antes de apresentar a sua opção.

Mostrar o seu produto somente no momento oportuno pode contribuir para aumentar as chances de fechamento de venda e ainda, pode ajudar a estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com o cliente.

Portanto, é preciso ter paciência e saber quando é o momento ideal para fazer esse movimento.

Invista em tráfego pago

Investir em tráfego pago é fundamental para quem deseja expandir seu negócio e alcançar um público maior.

Não basta depender apenas do tráfego orgânico, é preciso investir para obter resultados mais expressivos. Através do tráfego pago, é possível atingir pessoas fora do seu círculo de contatos, ampliando assim o alcance do seu produto.

Mesmo que muitas pessoas não gostem da ideia de investir dinheiro em publicidade, é importante lembrar que isso é um investimento, e que pode trazer um retorno significativo para o seu negócio. Saiba como funciona:

Facebook Ads

Você pode fazer anúncios no Facebook usando o Facebook Ads e eles podem aparecer de duas maneiras: como anúncios no feed de notícias do Facebook ou do Instagram, como uma postagem comum de um amigo, ou na barra lateral.

Para criar um anúncio, é preciso acessar o gerenciador de anúncios da plataforma e preencher três partes: a campanha, o conjunto de anúncios e e o anúncio.

Campanha

A campanha é um elemento essencial na estratégia de marketing digital. É nela que são definidos os objetivos desejados, como tráfego, engajamento e geração de leads.

Para quem está começando no mercado de afiliados, é recomendado que se leve o tráfego para uma página de vendas, visando garantir a primeira venda.

A campanha pode ser desenvolvida em diferentes plataformas e canais, como Facebook Ads, Google Ads e Instagram Ads, por exemplo, e é preciso avaliar cuidadosamente qual a melhor estratégia para o seu negócio, levando em conta o público-alvo, o investimento disponível e os resultados desejados.

Conjunto de anúncios

Por meio do conjunto de anúncios, é possível escolher com precisão o público-alvo do anúncio, garantindo que a mensagem chegue às pessoas certas.

Além disso, há a possibilidade de selecionar o posicionamento do anúncio, escolhendo entre as diversas plataformas disponíveis. O orçamento também pode ser definido, assim como a programação e o lance.

Com essas informações, o anunciante poderá otimizar sua campanha e aumentar suas chances de conversão. É importante lembrar que, ao utilizar o modo automático, o próprio Facebook irá escolher o melhor posicionamento para o anúncio, baseado na probabilidade de sucesso.

Anúncio

Para fazer um anúncio eficaz no Facebook, é importante escolher o formato certo. As opções disponíveis incluem imagem única, vídeo único, carrossel, apresentação multimídia e canvas.

O Facebook tem uma página dedicada a ajudá-lo a escolher o melhor formato, proporcionando recomendações de design para cada tipo de anúncio.

No entanto, escolher o formato certo não é a única coisa que importa. Para que o seu anúncio seja bem-sucedido e exibido para seu público-alvo, é necessário que ele seja: de alta qualidade e relevante e tenha uma taxa estimada de ação atraente.

Ou seja, quando você faz um anúncio para direcionar o seu público para um site específico, a rede social vai calcular a chance de essa ação acontecer e, assim, melhorar o processo de anúncios.

Não se esqueça do tráfego orgânico

Sem gastar dinheiro, você consegue atrair visitantes para o seu site ou blog usando o tráfego orgânico.

Para isso, você pode aproveitar os benefícios de canais e ferramentas como as redes sociais, o YouTube e outros sites de vídeos, e um blog próprio.

Perguntas frequentes sobre como vender como afiliado

Quanto um afiliado pode ganhar por mês?

A renda de um afiliado varia muito conforme o número de vendas que ele realiza na plataforma e o valor das comissões que os produtos oferecem. Assim, um afiliado pode receber menos de R$ 100 por mês ou ultrapassar os R$10 mil.

Vale a pena trabalhar como afiliado?

Embora a renda possa ser instável, ser um afiliado oferece uma flexibilidade enorme, permitindo trabalhar em casa ou em qualquer lugar do mundo, além de não exigir um grande investimento inicial. Então, apesar dos desafios, pode-se afirmar que ser um afiliado é uma opção incrivelmente válida para quem quer trabalhar no mundo digital.

Conclusão

Ao se tornar um Afiliado, é essencial que você saiba desde já e entenda que não há um caminho único e fácil para o sucesso.

Cada indivíduo possui um perfil diferente e, por isso, pode encontrar melhores resultados utilizando tráfego pago ou orgânico, criando um canal no YouTube ou investindo nas redes sociais. Conforme vimos, para obter êxito nesse mercado, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo e os nichos com os quais mais se identifica e o produto.

Além das nossas dicas, estar por dentro das tendências do mercado também é essencial na sua jornada. Com essas informações em mãos, será mais fácil para você conquistar a sua primeira venda como afiliado!

Visto em...

Bruno Medeiros

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