Será que Backlinks realmente valem a pena?

Neste artigo você vai entender absolutamente tudo sobre backlinks: Como funcionam, para que servem, quem precisa e até como consegui-los.

De maneira simples e didática você vai entender todos os conceitos para aumentar o tráfego seu site posicionando melhor no Google, afinal os backlinks são reponsáveis por 80% do trabalho em um projeto profissional.

Os backlinks quando utilizados da maneira correta podem trazer resultados catastróficos, eu estou desde 2008 no mercado de SEO e desde 2014 eu dedico 100% do meu trabalho a link building (estratégias de backlinks).

Em 2018 eu fundei a Smart Hat, a primeira agência de SEO focada 100% em link building e em 2019 fizemos o processo de tornar a Smart Hat internacional, quando eu fui para a Tailândia a primeira vez.

Essa cidade, Chiang Mai, é a capital mundial do SEO. Os maiores players do mundo vivem lá, inclusive eu.

Vou compartilhar alguns resultados que já tivemos com nossos clientes utilizando backlinks.

Como você pode ver, backlinks trazem resultados absurdos… Porém… nem tudo que reluz é ouro, para que os backlinks tenham efeito eles precisam ter algumas características que pouquíssimas pessoas sabem.

Por sua sorte, eu vou te detalhar exatamente quais tipos de backlinks você precisa para destravar de uma vez por todas o tráfego do seu site.

O que são backlinks e para que servem?

Basicamente os backlinks tem duas funcionalidades: Aumentar a sua confiança e aumentar a sua autoridade.

A confiança e autoridade são utilizadas em diferentes momentos da vida do seu projeto.

A confiança significa que o Google confia nas informações do seu site, a autoridade significa que o Google acredita que você tem autoridade para falar sobre determinado assunto.

Imagine o seguinte cenário:

Se você tivesse que escolher entre o Dr. Drauzio Varella ou um médico do seu bairro para tratar uma doença no seu coração que pode te levar a morte a qualquer momento.

Quem você escolheria? Ambos são médicos certificados pelo orgãos competentes (CRM), logo são confiáveis, porém Dr. Drauzio Varella é muito mais reconhecido e tem muito mais autoridade. Sempre está na televisão e participando de debates relevantes sobre saúde.

Evidentemente é claro que na sua escolha, toda a autoridade do médico pesaria para a sua decisão.

É exatamente dessa forma que o Google classifica os sites, com confiança e autoridade.

Essa regra é relativamente nova, foi implementada em 2019 através da atualização (EAT) que significa Expertise, Autoridade e Confiança. Houve mudanças nesse parte do algoritmo posteriormente, adicionando mais um E, chamando então de EEAT. O primeiro E significa Expert.

Estágios de um site

Os sites são definidos em 3 estágios: SandBox, Confiança, Autoridade.

O estágio da SandBox é quando o seu projeto é criado, todos os sites recém criados ficam uma espécie de geladeira do Google. Durante o período da Sandbox que dura em torno de (90 a 180 dias) o site não posiciona da maneira que deveria, o Google te dá um gelo.

Esse recurso foi adicionado pelo Google por volta de 2014, o motivo foi que muitas pessoas estavam criando sites e posicionando rapidamente na primeira página. Com isso muitas pessoas com conhecimento em SEO começaram a criar diversos sites promovendo propagandas mentirosas e golpes.

Como resposta o Google adicionou esse recurso no seu algoritmo, sendo assim sites que não construirem uma relação com ele sequer tem a possibilidade de aparecer na primeira página.

Porém, é possível acelerar esse processo da Sandbox e começar a ganhar os primeiros acessos.

Esse material vai estar disponível para você em forma de .pdf no final do artigo.

Essa campanha acima é uma campanha testada e aprovada para retirar sites da Sandbox, seguindo esse processo você vai ter o seu site fora da Sandbox.

Nessa campanha você precisa de 14 – 34 backlinks.

Como saber se meu site saiu da Sandbox?

Existem várias maneiras de saber se o seu site saiu da Sandbox, eu vou te ensinar da maneira mais fácil e simples. Nesse método você vai precisar de uma ferramenta de análise de tráfego, como o SemRush ou Ahrefs.

Veja a imagem, esse é o tráfego de um site. As palavras-chaves que são apresentadas ali são classificadas em 3 categorias: Posicionadas, Apontadas, Indexadas.

As palavras entre as posições 1 – 20 são classificadas como POSICIONADAS.

As palavras entre as posições 21 – 50 são classificadas como APONTADAS.

As palavras que estejam nas posições 50+ são classificadas como INDEXADAS.

Você vai analisar o seu domínio e verificar qual é a predominância de keywords, se existem mais palavras posicionadas, apontadas ou indexadas.

O seu site só pode ser considerado se tiver uma quantidade considerável de palavras posicionadas em relação às indexadas. Como cálculo base pelo menos 1 palavra posicionada para 30 indexadas.

Se o seu site tiver 100 palavras indexadas, você deve ter pelo menos 3 palavras posicionadas para considerar-se livre da Sandbox.

Estágio da confiança

Este momento é quando você já saiu da Sandbox e precisa passar por um processo de aumento de confiança, o fato de você ter saído da Sandbox não te torna atrativo para o Google, ele não confia em você por isso, você acabou de fazer o básico que é mostrar para ele que você é sério.

O Objetivo nessa etapa é mostrar para o Google que o conteúdo que você publica é confiável e que ele pode posicionar no topo das pesquisas.

Nesse estágio é normal você publicar, publicar e publicar conteúdo de extrema qualidade e sequer chegar na primeira página, principalmente se você tem seu site há bastante tempo.

Isso acontece pelo fato do Google não confiar em você, para você aumentar a sua confiança com o Google você precisa de backlinks de lugares diferentes.

Uma coisa que é interessante é que nessa etapa o que conta são páginas NOVAS citando o seu conteúdo, afinal queremos ganhar confiança.

É a mesma que uma votação política, o candidato faz a campanha e ele precisa que pessoas adotem as ideias propagadas por ele. Quanto mais pessoas, de dentro da política, falar dele, mais credibilidade ele ganha com o povo.

Vamos usar como exemplo o Brasil, A Dilma foi eleita em 2010 praticamente somente com a indicação do Lula, que não podia se reeleito pela terceira vez.

Muitas pessoas sequer conhecia a Dilma, ela não precisou nem fazer campanha, ela tinha indicações fortes e as pessoas confiaram nela de cara.

Essa é a meta dessa etapa, fazer o máximo de pessoas falar de você com o objetivo de mostrar para o Google que você é confiável e que ele pode posicionar o seu conteúdo.

Evidentemente existem algumas regras para que estes backlinks sejam validados.

Como saber se um backlink é de qualidade?

Para saber se um backlink é de qualidade é necessário analisar o perfil de backlinks e identificar se existem sites apontando para ele.

Duas coisas devem ser consideradas na análise: Contextualidade e Autoridade. Estes são os únicos critérios que você deve se atentar.

Contextualidade é o quão relacionado ao seu nicho é o site que está te enviando o backlink.

Antigamente somente a quantidade era considerada, o Google então determinou que os sites precisam ser de um segmento relacionado ao seu porque algumas pessoas estavam abusando de black hat criando milhares de backlinks e manipulando o algoritmo, o que é proíbido de acordo com as regras do Google.

Um backlink de uma floricultura não tem efeito algum em um site de borracharia, estes nichos não tem nenhuma relação, por mais que a floricultura seja gigante e tenha muita autoridade nada será passado para a borracharia, eles são completamente diferentes.

Backlinks que não são relacionados não são contabilizados para o aumento de confiança de um site, afinal… Qual é o sentido de você receber confiança de uma pessoa que nada entende do seu assunto?

Se você é professor de matemática, tem um blog ensinando materias do primeiro e segundo grau. Recebe 1 backlink do Globo esporte (que é um site de muita autoridade). Isso nada faz sentido para o seu segmento, esse link por maior a autoridade dele será ignorado.

É diferente de você receber um backlink de um site de concursos, escolas, universidades, blogs de educação, entende?

Os assuntos precisam ser relacionados, não exatos.

Como saber se um backlink tem autoridade

Para saber se um backlink tem autoridade você precisa checar qual é a autoridade dos sites que estão apontando para ele. Veja essa imagem abaixo.

Como podemos ver, este site está recebendo backlinks de sites com bastante autoridade no nicho de moda. Sites como: glamour.globo.com e daninoce.com.br. São reconhecidos e têm bastante autoridade, logo, essa autoridade é passada para o site que está apontando para você.

Um link é considerado de autoridade quando ele tem boas referências, não existe nenhuma métrica que calcule isso com precisão todas as métricas são estimativas e não tem nenhuma ligação com o Google.

É necessário fazer uma análise manual para entender a real autoridade de um domínio.

Quantos backlinks eu preciso no estágio de confiança?

A quantidade de backlinks está diretamente ligada a quantidade de tráfego que você tem, raciocína comigo: Faz sentido receber mais backlinks do que você tem de acessos?

É comum pessoas nessa etapa fazerem uma quantidade absurda de backlinks que não condiz com o tráfego, as vezes a pessoa tem mais backlinks do que tráfego, como isso? Todo mundo que linkar vai, ao menos uma vez, acessar o site.

Por isso nessa etapa você precisa seguir essa tabela abaixo (que também está incluída no material que vou te disponibilizar).

Essa é a quantidade de backlinks que você precisa.

Quais tipos de backlinks eu preciso?

Existem algumas classificações para backlinks: PBN Blog post, PBN Home Page Backlinks, Guest posting, Niche Edit, Links editoriais.

PBN blog post

Os links de PBN são utilizados em diversas etapas de um projeto, é o melhor custo benefício para sites que precisam construir confiança com o Google.

PBN é o acronimo recursivo para Private Blogs Network (rede privada de blogs) vou te explicar como funciona uma PBN.

A PBN, como diz o nome, é uma rede privada de blogs com o objetivo de enviar links para outros sites. Essa rede é construída utilizando domínios expirados.

Domínios expirados podem possuir uma alta autoridade, imagine o seguinte:

Mais uma vez vou usar a política como exemplo, Lula foi eleito em 2002 e foi presidente por 8 anos (tempo máximo segundo a lei Brasileira) Colocou a Dilma e foi preso, não tinha como se candidatar preso. Quando saiu da cadeia foi direto para a presidência, ele mal precisou fazer campanha, até porque preso fica difícil

Ele já tinha muita confiança do povo, muita autoridade e por isso rapidamente foi eleito presidente, enquanto vários candidatos estavam trabalhando ativamente na política, em projetos de melhoria.

Foram 11 candidatos à presidência, Lula e mais 10. O Lula ganhou de todos os candidatos mesmo estando preso e não tendo feito nenhum trabalho político específico para as eleições.

Os domínios expirados funcionam exatamente desta forma, são domínios que no passado tiveram grande autoridade e confiança e por algum motivo esse domínio foi desativado pelo primeiro dono.

Todas as vezes que você registra um domínio, você precisa pagar uma anuidade para manter-lo ativo. No registro.br a anuidade custa R$ 40,00. Caso você não renove essa anuidade o seu domínio fica disponível novamente para registro, qualquer pessoa pode registrar o domínio que era seu.

Tipo uma linha de telefone, se você parar pagar perde o número e outro cliente pode pegar seu número antigo e receber todas as ligações que iriam para você, talvez isso tenha acontecido contigo, acontece toda hora. Você compra um número novo e recebe diversas ligações porque esse numero estava sendo usado por outra pessoa.

Os domínios são a mesma coisa, tudo que foi construído relacionado a backlinks (que aumenta a autoridade e confiança) continuam lá.

Veja esse exemplo:

Veja estes links do globo esporte, final ele é um site de esportes.

Eu registrei esse site e ele já veio chei de backlinks, links de grandes portais.

Eu não tive que pagar nada por estes backlinks, que custariam uma fortuna, o antigo dono já fez isso por mim.

Ainda tem vários outros links de sites grandes do nicho de esportes, veja abaixo.

Talvez você se pergunte: Mas, Bruno, por que diabos uma pessoa deixaria de pagar a anuidade? Vários motivos ocasionam a não renovação, mas vou te falar os principais:

Mudança de domínio

Muitas empresas mudam de nome durante sua jornada e consequentemente mudam o nome do domínio por não saberem que tem todo esse lance de backlinks, SEO, Google, etc…

Na Smart Hat eu tenho mais de 400 sites ativos na rede, vou colocar alguns casos comuns de mudança de domínio: e-emme.com.br e cosh.com.br estes dois e-commerces mudaram de domínios porém continuaram ativos.

O Cosh criou o coshjeans.com.br, as vezes um posicionamento diferente da marca causa a mudança do domínio, isso é bem comum.

Encerramento do projeto

Muitos projetos são descontinuados, o dono simplesmente desiste da empresa, blog/site. Como é o caso do qualificarecife.com.br é um site de cursos profissionalizantes. Eu conheço a qualifica, é uma franquia grande de cursos e parece que a unidade de recife fechou as portas, o domínio expirou e eu comprei.

Novacaraterceiraidade.com.br era um portal dedicado à terceira idade, dando dicas para esse público. O domínio expirou e nós continuamos o trabalho, herdando toda a autoridade que foi construída anteriormente.

Acontece bastante de projetos serem descontinuados.

Eventos no geral

Eventos acontecem o tempo todo, promovido muitas das vezes por grandes marcas e organizações. Com muita frequência são criados sites específicos para esses eventos e depois que o evento acaba os domínios simplesmente começarma a expirar.

Eu tenho esse domínio w21kasics.com.br foi um evento criado pela Asics (marca de roupas esportivas) e depois da data, eles deixaram expirar porque não fazia mais sentido e realmente não faz.

Porém para nós é de grande importância, porque ele foi divulgado pela Asics e ganhou dezenas de backlinks de qualidade, veja só.

Tudo isso ficou para mim, de graça.

Basicamente estes são os 3 grandes motivos de pessoas deixarem os domínios expirarem, é claro que existem outras maneiras mas estas são as principais.

Caso você aplique essa estratégia e reconstrua o site antigo você vai ter acesso total ao site com autoridade e consegue facilmente criar publicações para onde você quiser e passar autoridade para outros sites.

PBN Home Page

PBN home Page são links que partem da home page de uma PBN, a Home Page é a página principal de um site e por conta disso existe uma concentração maior de força e autoridade na home.

Funciona da mesma maneira, porém os links da Home são mais caros e fortes. Mais caros porque existe um limite de links de saída na home, não pode ultrapassar 8, caso ultrapasse cria uma dispersão muito grande da autoridade.

Guest Posting

Guest posting é a maneira mais tradicional de aquisição de backlinks, guest posting se assemelha muito a PBN Blog posts com a diferença de não ter domínios expirados envolvidos, invés de você ter a rede você negocia com sites que já existem para que você possa publicar lá.

Ex.: Você tem um site de receitas e quer conseguir backlinks, você entra em contato com sites de culinária, receitas e assuntos relacionados e pede para que eles publiquem um artigo mencionando você.

Na prática a maior parte dos sites não publicam ou pedem um valor alto para fazer a publicação, que gira em torno de R$ 800,00 a R$ 5.000,00 em sites de boa autoridade.

Niche Edit

Niche Edit é a edição de um conteúdo já existente, você precisa entrar em contato com sites relacionados ao seu e negociar com ele para que inclua uma link em uma parte específica do texto. O dono do site não vai fazer alteração no conteúdo, simplesmente vai adicionar o seu link em alguma parte do texto.

Niche edit são bem mais baratos que guest posting, porém eles não servem para sites que estão no período da Sandbox ou Confiança. Nestes períodos o Google precisa de ter novas referências de você, novos conteúdos, não conteúdos que já foram publicados. Isso serve somente para passar autoridade, não confiança.

Links editoriais

Link editoriais são os links mais fortes e caros do mercado de SEO, esse tipo de backlink é utilizado apenas em grandes sites de autoridade.

Os links editoriais tem o objetivo de aumentar a autoridade de um site, eles são publicações em grandes portais como forbes, globo, BBC, UOL, etc…

Sites que recebem estes tipos de backlinks tem um ganho de autoridade muito grande com o Google, afinal é extremamente difícil ser citados em grandes portais como este. Isso aumenta a credibilidade do seu conteúdo e consequementemente te ajuda no posicionamento.

Os links editoriais podem ser encontrados a partir de R$ 4.000,00 e não existe um teto, uma publicação na Forbes custa 3 mil dólares.

Backlinks é o segmento do SEO que mais movimenta dinheiro, completamente sem limítes eu já ouvi histórias absurdas de valores absurdos pagos em backlinks. Quando eu falo muito é muito mesmo, 1 milhão de dólares por mês, por exemplo.

Nós temos clientes que investem 6 dígitos em backlinks por mês.

Tabela de Backlinks

Vou deixar uma tabela para você entender melhor.

SandboxConfiançaAutoridade
PBN blog postsPBN blog postsNiche edit
Guest postingGuest postingGuest posting
Citações locaisEditorial Backlinks

Como adquirir backlinks de qualidade?

Para adquirir backlinks de qualidade você precisa primeiramente ter uma empresa de confiança, é muito fácil uma pessoa remover o backlink depois de você ter feito o pagamento. Isso acontece com bastante frequência.

Imagine você pagar, receber o backlink e uma semana depois você perder o backlink, perder o ranking que ganhou e não conseguir o dinheiro de volta? Portanto, na minha opinião a confiança no vendedor deve ser o fator a ser considerado na hora de comprar backlinks.

O que considerar na hora da compra?

Na hora da compra de backlinks você deve considerar, além da confiança no vendedor, os seguintes pontos: Perfil de backlinks, texto âncoras e contextualidade.

Perfil de backlinks

Nós já falamos sobre o perfil de backlinks aqui, ele é o fator mais importante a ser analisado na hora da aquisição de backlinks. É o perfil de backlinks que vai determinar se aquele link é de qualidade ou não.

Para você saber se o link é realmente bom, faça-se a seguinte pergunta: Eu gostaria que esse site que está apontando para ele, apontasse para mim? Se a resposta for sim, esse é um bom link, caso contrário não.

Nesse caso abaixo, imagine que você tenha um site no setor de tecnologia, seria interessante receber backlinks do techmundo, techtudo. Que são grandes portais de tecnologia?

Textos âncoras

Verifique os textos âncoras do site que está enviando o link, o perfil de textos âncoras devem ser naturais, não podem ter majoritariamente âncoras exatas ou tendenciosas.

Você não pode ter como maioria das âncoras palavras comerciais 100% direcionadas para a venda, é impossível que isso aconteça de forma natural.

Fique atento também a âncoras SPAM, normalmente elas vêm de outros países como Japão, Russia, Italia, etc… Isso suja o perfil de backlinks e dificulta a identificação do Google, é bad ter estes links no seu site.

Contextualidade

Os links para terem efeito eles precisam vir de sites relacionados ao seu nicho, quando eu falo relacionado é relacionado e não exato. Segue alguns exemplos:

Blogueira de viagens linkando para um site de moda dando dicas de como arrumar a mala para uma viagem de 5 dias e não faltar roupa para nenhuma ocasião.

Blog de corrida de rua linkando para um site de saúde falando sobre as melhores suplementações para perder peso.

Site de moda linkando para um site de relacionamento, dando dicas de como se arrumar para o primeiro encontro.

Esse é o fator contextualidade, ele precisa estar preenchido para que o link seja validado.

Todos os sites da Smart hat contém uma ficha técnica, contendo todas as informações de análise.

Com essa Ficha conseguimos rapidamente saber qual é a distribuição de texto âncora, os principais links dofollow (os mais fortes do domínio), a idade do site, o tempo para indexação e todos os nichos relacionados a ele.

Esse exemplo na imagem é um site sobre marketing digital, os links da exame, administradores e adnews são muito fortes para quem deseja aumentar a confiança no segmento marketing e negócios.

Logo, esse link é forte para segmentos como: Ganhar dinheiro on-line, nomadismo digital, etc.

Quem precisa de backlinks?

Se o seu site não tem a quantidade de tráfego que gostaria é porque te falta backlinks, se teu concorrente está na sua frente é porque te falta backlinks.

Todo site precisa de backlinks, uns precisam de mais outros de menos mas todos precisam. O que faz um site precisar mais do que outros é unicamente o nível de competitividade. Quanto mais concorrido, mais backlinks.

Como padrão as etapas de backlinks são divididas em 3 fases: Sandbox, Confiança e Autoridade.

No período da Sandbox é normal utilizar de 14-34 backlinks, fazendo essa quantidade você já está acima de 100% da concorrência em qualquer nicho (que não seja black).

No período de confiança a quantidade de backlinks aumenta e deve seguir a tabela abaixo como referência.

No período de autoridade não existe uma fórmula, pois cada caso é um caso e como são necessários links editoriais depende muito do orçamento do projeto.

Considerações finais

Backlinks são recursos indispensáveis para todo e qualquer site que deseja crescer recebendo tráfego orgânico do Google, como eu falei inicialmente, eu sou fundador de Smart Hat e nada mais justo do que eu fornecer condições especiais para meus seguidores das redes sociais.

Nós criamos um pacote animal disponível só aqui no blog, o pacote vem com 30 backlinks de alta qualidade como estes que você viu durante o artigo.

Porém com um bônus super especial que não é entregue de nenhuma outra maneira, que é uma consultoria de 1 hora comigo para uma consulta de diagnóstico. Eu vou analisar seu projeto e te dizer quais alterações você deve fazer para que seus backlinks tenha mais eficiencia.

Na verdade, eu vou te entregar toda a estratégia de crescimento e extrair 100% o potencial dos seus backlinks.

Somente a consultoria de diagnóstico custa 400 dólares, o que dá em torno de R$ 2.000,00. Ou seja, esse pacote que eu consegui para você automaticamente te faz economizar R$ 2.000,00.

Um pacote com 34 backlinks (com DA médio 21-25) na Smart Hat custa R$ 4.420,00.

Nesse pacote a unidade sai por R$ 130,00 (com o artigo incluso).

O que eu consegui foi um pacote 34 backlinks (com DA médio 30+) muito mais fortes do que o normalmente comercializado, mais a consultoria de diagnóstico pelo MESMO preço do que o pacote normal, comprando por PIX.

Você não vai precisar pagar nada a mais para receber o upgrade de DA (de 21-25 para 30+) e ainda vai ganhar a consultoria de diagnóstico diretamente comigo.

O pacote com 34 backlinks + a consultoria de diagnóstico sai por R$ 4.997,00 no cartão (parcelado em até 12x) ou R$ 4.420,00 à vista no PIX.

Link para pagamento no cartão → QUERO BACKLINKS

Link para pagamento no PIX → QUERO BACKLINKS

Evidentemente esse pacote é limitado porque nós vamos ter uma reunião ao vivo, por isso só vou conseguir atender 2 clientes por mês nesse pacote.

Para você participar ainda esse mês tudo que você precisa fazer é tocar no link e falar diretamente com o Comercial dizendo que é meu seguidor e quer o pacote especial.

Dúvidas frequentes sobre compra de backlinks

Quanto tempo leva para ter resultados?

Os backlinks levam cerca de 2 a 8 dias para a indexação no Google, o resultado vem imediatamente à indexação no Google.

Os backlinks são mensais?

Não, o pacote é avulso e vai ser distribuido de acordo com a necessidade, veremos isso na nossa reunião. Você só paga uma vez, ainda que a distribuição de links seja feita para 3 meses.

Funciona para qualquer site?

Sim, seja ele e-commerce, afiliados, Google Adsense, Site local, blog, qualquer tipo de site precisa de backlinks.

Quais nichos vocês tem sites?

Nós temos sites em todos os nichos, incluindo nichos black (Apostas/adulto) onde os valores são diferentes. Esse pacote não inclui nicho de apostas ou adulto. Caso queira links para esses nichos entre em contato com a smarthat.com.br

Não tenho site ainda, posso comprar backlinks?

Sim. Você pode comprar este pacote para receber o direcionamento exato do que fazer na consultoria de diagnóstico. Melhor que reparar um erro é evitar um.

Qual é a garantia que vocês dão?

Garantimos que todos os links estarão publicados em até 15 dias após o preenchimento do briefing (Um documento interno entregue a você quando se torna cliente) nesse briefing você vai fornecer algumas informações para que possamos executar o trabalho.

Preciso investir mais alguma coisa?

Não. Nós criaremos todos os artigos para a publicação do seu link. Você só precisa relaxar que a minha equipe vai fazer todo o trabalho para você.

Onde está o link do E-book que você prometeu?

Bom, conforme prometido, aqui está o link do e-book que usei no conteúdo -> https://brunomedeiroseo.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Backlinks-blueprint-1.pdf

Visto em...

Bruno Medeiros

Como ser um afiliado SEO de sucesso em 2024